Alunos açorianos descobriram objetos celestes

Um grupo de alunos da Escola Secundária Antero de Quental (ESAQ), da cidade de Ponta Delgada, descobriu dois objetos celestes, sendo que um deles já  foi confirmado pelo Minor Planet Center da Universidade de Harvard como sendo um asteroide, tendo-lhe sido atribuída a designação 2013 EZ7. A outra descoberta encontra-se ainda em fase de confirmação. Os descobridores poderão batizar o asteroide descoberto, assim que suas características e órbita foram determinadas.

Estas descobertas foram feitas no âmbito do projeto International Astronomical Search Collaboration (IASC), que tem como objetivo detetar a presença de asteroides em imagens do Espaço obtidas por telescópio, coordenado por Patrick Miller da Hardin-Simmons University, no Texas e épromovido em Portugal pelo Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO).

Os alunos participantes analisam documentos que vão sendo disponibilizados pelo IASC através do software Astrométrica. Estão a participar nesta campanha 17 escolas de norte a sul de Portugal.

Na primeira campanha “All-Portugal Asteroid Search Campaign”, que decorre entre 13 de fevereiro e 20 de março, estão a participar 17 de escolas de norte a sul de Portugal, estando a ESAQ, dos Açores, a participar pela 1ª vez nestas campanhas de pesquisa de asteroides.

A ESAQ conta com duas equipas de “caçadores de asteroides”, cujo trabalho é coordenado pelo Professor José Rebuge. O asteroide 2013 EZ7, confirmado e catalogado pelo Minor Planet Center da Universidade de Harvard, foi descoberto por Catarina Ramos, Rafael Cabral e Tatiana Teves (alunos do 11º ano).

A outra equipa é constituída por Miguel Teixeira, Diogo Mendes e Bernardo Vasconcelos, alunos do ensino básico. Ambas as equipas estão a realizar um fantástico trabalho, como reconheceu a “All-Portugal Asteroid Search Campaign”.

Todos os alunos envolvidos neste projeto são membros do Clube de Astronomia do ESAQ, clube que é apoiado como núcleo do Observatório Astronómico de Santana – Açores.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here