Ampliação do canil foi a proposta vencedora do Orçamento Participativo de Ponta Delgada 2016/2017

fotoA apresentação pública das propostas vencedoras do Orçamento Participativo (OP) 2016/2017 da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que foram votadas pelo público, presencialmente ou online, realizou-se esta segunda-feira, no Centro Municipal de Cultura, onde foram anunciadas as cinco as propostas vencedoras do OP, lista liderada pelo projeto de ampliação do Canil Municipal de Ponta Delgada, e que envolve também o melhoramento das respetivas instalações e o aproveitamento do espaço verde adjacente para zona de lazer dos animais, projeto que arrecadou 710 votos.

O Canil está localizado na freguesia de São Roque e o projeto em questão tem um custo de 50.000 euros e um prezo de execução de 12 meses.

Esta é a terceira edição do Orçamento Participativo de Ponta Delgada, que tem caráter deliberativo e, na sessão de apresentação das propostas vencedoras deste ano, o Presidente José Manuel Bolieiro fez questão de evidenciar que, este ano, votaram 2.635 cidadãos, que escolheram 25 projetos candidatados.

Boliero mostrou-se satisfeito “ porque os projetos aprovados ao abrigo do Orçamento Participativo e votados pelo público, vão envolver uma diversidade de freguesias, não apenas localizadas num espaço onde há maior número de população”.

O autarca disse, ainda, que “a democracia participativa no concelho está pujante” e que “o Orçamento Participativo de Ponta Delgada é o resultado de um sucesso de participação, de envolvimento e de estratégia”.

15241286_1721446661413578_2101152704078608251_nEste ano verificou-se um aumento do no número de propostas vencedoras (cinco), assim como um acréscimo no valor destinado ao OP 2016/2107,mais precisamente 305 mil euros (o último OP contou com 250 mil euros), e que representa 2,5% das despesas de capital do Orçamento da Câmara.

Destaque também para a introdução este anos da votação online no OP, que potenciou o numero de participações, garantindo uma maior adesão por parte das pessoas que vivem fora da cidade, determinando que o numero de votos online fosse superior ao dos votos presenciais – 5.270 votos no total: 2.850 online e 2.420 presenciais.

Os projetos vencedores da terceira edição do OP de Ponta Delgada entram, agora, na fase do estudo prévio, desenho do projeto, contratação pública ou administração direta, adjudicação e execução, além da entrega da obra à população, todas com um prazo de execução de 12 meses.

Em segundo lugar, com 486 votos, ficou a remodelação do Centro Recreativo dos Remédios, com criação de uma sala de convívio para idosos e ampliação da sala do clube informático, obra com um custo de 75.000 .

Em terceiro lugar, com 475 votos, ficou a a instalação de binóculos nos miradouros das freguesias de Ginetes, Mosteiros e Sete Cidades (Miradouro do Escalvado, Miradouro do Pico de Mafra e Miradouro da Cumeeira Grande). Obra orçada em 30.000 euros.

No quarto lugar, ficou a requalificação da zona das Pias das Capelas com painéis informativos, pavimentação em joga, colocação de mesas, árvores e arranjo dos muros envolvente, com um custo de 75.000 euros e 399 votos.

O projeto que abrange o parque infantil nos Ginetes e o Ginásio ao ar livre nos Mosteiros ficou em quinto lugar, com 353 votos. Tem um custo de 75.000 euros.

Ainda na sessão de apresentação das propostas vencedoras, José Manuel Bolieiro incentivou os proponentes dos projetos que não passaram para não desistirem. Lembrando que os projetos que este ano não obtiveram votos suficientes podem voltar a ser apresentados no próximo Orçamento Participativo. “Não desistam!”, acentuou.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here