AMRAA vai liderar novo projecto de grande vizinhança com África

A Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores vai ser chefe de fila do projecto inter-regional VECINDAD, co-financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Madeira Açores Canárias 2007 – 2013. Esta é uma das orientações que saíram da reunião da Confederação dos Municípios Ultraperiféricos que se realizou entre 4 e 6 de Fevereiro, em Guadalupe. 

Trata-se de um projecto que se insere no eixo de Cooperação com Países Terceiros e Articulação de Grande Vizinhança, que pretende estabelecer uma Rede Euro Africana de Municípios, cujos objectivos passam por promover o encontro, o conhecimento mútuo e o intercâmbio entre as corporações locais do espaço Atlântico Euro Africano. 

Mas até lá realizam-se as Jornadas Autárquicas das Regiões Ultraperiféricas agendadas para 20, 21 e 22 de Maio, em Ponta Delgada. Com um orçamento global da ordem dos 350 mil euros, o JARUP II é liderado pela AMRAA e financiado pelo PCT MAC 2007 – 2013, contando com parceiros como a Federação de Municípios das Canárias e a Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira. 

No Comité de Seguimento do JARUP II, no qual a AMRAA participou recentemente, ficaram definidas as temáticas do evento que incidirão sobre o “Papel das Ultraperiferias na União Europeia”, “Açores: a Região Europeia no Ano 2010”, “A CRMP e o seu Papel nas Ultraperiferias”, “O Papel dos  

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.  
 

Governos Regionais no Apoio aos Municípios”, “A Gestão de Resíduos e a Gestão das Águas”, “A Modernização Administrativa e a Qualidade dos Serviços Prestados pelos Municípios”, “O Desenvolvimento Sustentável”. 

Durante as Jornadas Autárquicas irá decorrer o Fórum do PREMUMAC (Preparação dos Municípios da Macaronésia para Situações de Catástrofe), onde serão discutidos os riscos e os modelos de prevenção de catástrofes em curso nos Açores, Madeira e Canárias. 

Levar a CMU para os quadros da União Europeia é outra das metas que saiu do encontro que reuniu as Regiões Ultraperiféricas em Guadalupe. Aliás, este é um propósito que centrará a actividade da CMU durante a Presidência da AMRAA que se inicia já em Março.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here