Aprovada figura do Enfermeiro de Família nos Açores

Direitos reservados

Foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira, pelo Parlamento Açoriano, um Projeto de Decreto Legislativo Regional da autoria do CDS-PP que cria e regulamenta a figura do Enfermeiro de Família nos Açores,  que se pretende “seja o gestor responsável pela saúde das famílias”, sendo que a sua “atuação vai depender da organização do SRS em cada ilha”.
“Com esta iniciativa, pretende-se instituir a figura de um enfermeiro responsável por um conjunto de famílias, integrado na Unidade de Saúde de Ilha, que atue como gestor de saúde dessas famílias, sinalizando as necessidades de tratamento, entre outras, aos restantes elementos da equipa transdisciplinar”, afirmou o deputado Pedro Pinto na apresentação da iniciativa em plenário, relembrando que se trata de uma iniciativa que o Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores havia proposto pela primeira vez em 2009, e novamente em 2021, e que agora encontrou condições políticas para ser aprovado.

O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, elogiou a proposta que disse ir ao encontro da “concretização da estratégia” do executivo para a área da saúde, que assenta na “prevenção, nos cuidados primários e na proximidade”.

“Mais do que curar a doença, é preciso prevenir a doença”, declarou.

Pelo PS, o deputado Tiago Lopes lembrou que a criação do enfermeiro de família “encontra na região raízes que não encontra em outra parte do país”, numa alusão ao projeto-piloto criado em 2015, quando o executivo açoriano era liderado pelo PS.

O vice-presidente do Governo dos Açores e líder do CDS-PP/Açores, Artur Lima, salientou, contudo, que a introdução do enfermeiro de família nos Açores tem origem numa proposta de 2009 dos centristas.

A deputada do PSD/Açores Ana Quental também enalteceu a proposta que visa aumentar a “literacia em saúde”, a “qualidade de vida” e a “facilidade de acesso” aos cuidados de saúde.

O parlamentar do PAN, Pedro Neves, deixou igualmente elogios a uma proposta “meritória”, tal como José Pacheco, do Chega, que louvou a iniciativa por “trabalhar em prol dos Açores”.

O líder parlamentar do PPM/Açores, Paulo Estêvão, destacou ainda a “coerência” de Artur Lima enquanto deputado e governante por manter um “esforço constante” na intenção de criar a figura de enfermeiro de família.

A deputada do BE/Açores, Alexandra Manes, considerou igualmente que a iniciativa irá “melhorar significativamente a qualidade de saúde” dos açorianos e colmatar “lacunas na prestação dos cuidados de saúde” na região.

 

 

Açores 24Horas c/Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here