Vencedor do prémio Lotaçor garante – Gelo inovador dá mais qualidade ao peixe

0

Um projecto de investigação inovador permitiu produzir um tipo de gelo que garante maior qualidade do pescado. A técnica foi desenvolvida pela a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche e premiada nos Açores. 

 

 

Este gelo especial é «biotecnológico» e contém «um suplemento com extractos de algas de Peniche e das Berlengas, que têm capacidades antioxidantes e antibacterians», explicou o investigador e docente das disciplinas de Biotecnologia e Bioquímica.

Os investigadores acreditam que este tipo de gelo contribuiu para elevar a qualidade do peixe, uma vez que «consegue mantê-lo fresco mais tempo em banca, evitando o aparecimento de algumas bactérias», ao mesmo tempo que «possui um aroma a mar», que leva os consumidores nas grandes superfícies a comprar peixe.

 

 

Após este primeiro prémio, os autores do projecto esperam que a Lotaçor venha a incentivar este tipo inovador de gelo não só nas embarcações, mas também nos transportes de pescado para todo o Mundo.

Nos últimos seis meses, os autores do projecto estiveram a avaliar em termos teóricos o potencial das algas existentes na costa de Peniche e das Berlengas, seguindo-se agora as fases de produção do gelo e de validação prática dos resultados.

 

 

Ao projecto «Algelo» foi atribuído o primeiro lugar do Prémio Universitário 2008/2009 da Lotacor. A investigação foi levada a cabo por quatro alunos finalistas e um professor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, no âmbito do curso de biotecnologia.

 

 

Além dos 8500 euros, o prémio abre igualmente as portas dos alunos autores do projecto, agora já licenciados, à criação de uma empresa na área da biotecnologia, que possa vir a produzir este tipo de gelo ou a desenvolver tecnologia para pôr em prática o projecto.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here