SATA Internacional limita oferta de "época baixa" a Frankfurt

0
339

Devido à  época baixa, tecnicamente denominada “Inverno IATA”, a SATA Internacional  interrompeu até Abril todas as ligações internacionais para a Europa e outros destinos no estrangeiro, com excepção de Frankfurt, e reduziu a frequência de ligações com os Estados Unidos e Canadá, assim como redefiniu as ligações domésticas com o continente português e Madeira. Em relação ao continente norte-americano, as ligações passam a ter duas ligações com Boston e outras tantas a Toronto. Esta é uma situação prevista e que, de acordo com a transportadora aérea açoriana, definida há bastante tempo, não sendo indicador de nada mais do que a sazonalidade própria da procura. 
A mesma normalidade é apontada pela empresa e mesmo pelos sindicatos no que concerne à não renovação de contratos a termo de determinados trabalhadores, ferramenta habitualmente utilizada para reforço de pessoal na época alta. Este ano, e de acordo com o SITAVA, foram já dispensados 24 trabalhadores, prevendo-se que outros sete o sejam até ao final de Novembro.
Reduzindo a frequência de voos, o Grupo SATA intensifica ao longo da época baixa as operações realizadas através dos voos charter e isso volta a acontecer este ano. As  prioridades voltam a ser os destinos de sol, em particular   Caraíbas, mas também a Europa, isto nas épocas específicas de Natal, Carnaval e outras ocasiões festivas.
Em 2007, as operações charter representaram 46% da facturação da SATA Internacional.
No global, o Grupo SATA transportou 1,4 milhões em 2007, dos quais um milhão foi transportado pela SATA Internacional.
De acordo com números da empresa, relativos ao ano passado, a SATA Internacional transportou 307.995 a partir de Lisboa e 288.879 passageiros para Lisboa. De e para a Madeira, a SATA Internacional transportou 229.587 passageiros. 
A rede de rotas regulares da SATA Internacional conta com cerca de 20 destinos na Europa, Estados Unidos regiões autónomas portuguesas e o continente. Ao longo do ano toca mais de 50 destinos diferentes, na sua maioria em regime charter.
cymbalta chronic paiin
releaser bodybuilding bodybuilding supplement hgh hgh

TAP em contenção
Tais alterações nada têm de similar com a situação da TAP, que  inicia segunda-feira a suspensão pontual de 60 voos semanais, 51 de médio curso e nove de longo curso, uma medida integrada no plano da companhia para fazer face ao aumento do preço dos combustíveis. A este propósito, em declarações à agência Lusa fonte oficial da companhia aérea portuguesa garantiu que nenhum destino servido pela TAP será cancelado, tratando-se de um redução do número de frequências em rotas com índices de ocupação mais reduzidos durante os períodos de menor procura (Novembro, Janeiro, Fevereiro e Março).
 “Nos períodos de maior procura, como o Natal, Fim de Ano e Carnaval, podemos ter voos extraordinários para alguns destinos”, acrescentou a mesma fonte. Estas situações de excepção estão também previstas pela SATA Internacional.
Quanto ao médio curso da TAP, as suspensões vão verificar-se em três períodos específicos: até 3 de segunda-feira a 30 de Novembro; de 12 de Janeiro a 15 de Fevereiro de 2009 e de 2 a 28 de Março de 2009. Para a Europa, a TAP suspende 42 frequências semanais entre Lisboa e 16 cidades em Espanha, Suíça, Alemanha, Holanda, França, Itália e Bélgica. Nos voos de longo curso a partir de Lisboa, serão suspensas uma frequência semanal para Nova Iorque, Caracas, Recife e Natal e duas frequências para o Rio.

Rui Leite Melo in AOriental

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here