Milhares de professores enchem Terreiro do Paço

0

O Terreiro de Paço, em Lisboa, está com dezenas de milhares de professores que se concentram no local para protestar contra o «estado da Educação» e o sistema de avaliação dos docentes.

Os muitos docentes invocam palavras de ordem e fizeram um minuto de silêncio pela Educação, sendo que esta foi a primeira iniciativa da tarde. Segundo informações recolhidas no local, o início do protesto oficial está atrasado, uma vez que ainda falta chegar «muita gente» e porque os organizadores não conseguem chegar ao topo do prostesto, que já vai a meio da Avenida da Liberdade.

A polícia não está informar oficialmente o número de manifestantes, mas uma fonte policial no local adiantou, ao PortugalDiário

que «não estão menos do que da outra vez». Também as organizações sindicais estimam que este prostesto exceda o de Março, com cerca de 120 mil professores em Lisboa.

Um dos professores no local, Carlos silva, docente no Entroncamento, declarou ao PortugalDiário que pediria à ministra da Educação «bom senso porque é isso que ela nos pede com a avaliação».

O professor empunha dois cartazes. Num deles pode ler-se a frase da campanha eleitoral de Obama, adaptada à realidade portuguesa: «yes, we the profs can». Num outro cartaz, o docente misturou seis línguas e explicou o significado: «O que eu escrevi aqui foram seis línguas que estão misturadas, porque isto é o nosso processo de avaliação».

«Toda a gente sabe que um processo de avaliação correcto tem de ser simples e prático e este é completamente o inverso: complexo, difícil e muito grande», argumentou.

in IOLDiario

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here