Arte e Natureza do Corpo….com Beatriz Oliveira

0

Improvisação em Dança

, este é o tema do Workshop que está a decorrer na Sociedade Amor da Pátria, de 10 a 15 de Novembro.

Beatriz Oliveira “arquitecta” deste projecto decidiu fazer uma pausa no seu percurso nacional e internacional para finalmente se entregar na descoberta da cultura Açoreana.

Tão importante como a dança, Beatriz diz-se ávida de conhecimento das culturas por onde passou, e como açoreana que é – natural de S.Miguel, sentiu que poderia aproveitar esta sua arte para não só ensinar, mas conhecer mais de perto a diversidade cultural de um mesmo povo nas suas diferentes Ilhas.

Este workshop está enquadrado num projecto maior – Açores em Dança, uma semana de workshop em todas as ilhas, programa esse que iniciou no Faial encerrando em Março em S. Miguel . Esta iniciativa é apoiada pelo Governo Regional dos Açores – Direcção Regional da Cultura.

 

São 2 grupos distintos de participantes, 8 meninas dos 10 aos 16 anos e 15 adultos . Beatriz estava visivelmente satisfeita no final da sua primeira aula. A diversidade de profissões dos participantes é algo que lhe interessa bastante pois um dos objectivos do workshop é transpor para o quatidiano cada um os movimentos apresentados. Massagens de relaxamento, movimentos que libertam o preconceito, que ajudam a conectar-se consigo e com os outros.

É uma vertente da dança ainda pouco conhecida – a improvisação .

  “É liberdade, liberdade de preconceito é como abrir a porta para explorar o corpo” descreve Beatriz, vincando a necessidade desse conhecimento acrescentando que “o corpo é corpo 24 horas por dia, e não só quando se dança”.

Como o próprio nome indica esta dança é o resultado de cada individuo com a sua mente e com as suas próprias capacidades e receios, o resultado é diferente em cada um. Os movimentos corporais são resultado de sensações , emoções e pensamentos.

 

Beatriz Oliveira gostaria de repetir esta experiencia mais vezes, porque esta é uma aprendizagem continua.

O seu grande sonho para os Açores é conseguir criar numa das Ilhas um Festival de Dança, não só de improvisação mas juntar varias vertentes da dança (latina, hip hip, contemporanea) com vários workshops onde todos se pudessem expressar atraves desta arte mundial .

 

Se desejar inscrever-se neste Workshop  ainda o pode fazer ou pode simplesmente espreitar.

 A verdade é que hoje enquanto esperava apeteceu-me entrar e dançar, apeteceu-me soltar os braços e deixar-me ir para onde o corpo me levasse.

“ Todo o vosso corpo, desde a ponta de uma asa, até á ponta de outra asa,…não é mais do que o vosso próprio pensamento, numa forma que podem ver. Quebrem as correntes  do pensamento e conseguirão quebrar as correntes do corpo.”

Richard Bach – in Fernão Capelo Gaivota

 

Convido-vos a visitar o blog de Beatriz Oliveira acredite que vale a pena www.beatriztevesoliveira.blogspot.com , uma visão plena sobre esta Arte do corpo em movimento – Improvisação em Dança.

 

SM

     

 

tapering off zoloft

     

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here