Entrega de IRS em papel termina no dia 16 de Março

0
147

irsTermina na próxima segunda-feira, dia 16 de Março, a entrega das declarações do IRS, em papel, mas, as declarações electrónicas vão até ao dia 15 de Abril.
Numa ocasião em que o Estado está a fazer um esforço para devolver o imposto cobrado já em Abril, é importante conhecer todas as deduções que podem ser feitas, a partir de um estudo da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas.

À cabeça estão as despesas com a Saúde. O Estado perdoa 30% dessas despesas e só contam os produtos isentos de IVA ou aqueles com uma taxa de 5%.

De seguida, estão as despesas com a educação e formação profissional, podendo ser deduzidos 681 euros.

Para os mais velhos, o Estado permite deduções até 25% dos encargos com lares e instituições de apoio aos deficientes.

As despesas com os juros e com os empréstimos à habitação também beneficiam de uma dedução de 30%, até ao limite de 586 euros, havendo também deduções para o arrendamento de casa.

As despesas com os seguros de acidentes pessoais ou de vida podem deduzir até 124 euros, se for casado e metade se for solteiro.

O Estado permite ainda deduzir parte das despesas com a compra de equipamento informático e energias renováveis e pode ainda apresentar despesas, relativas a planos de poupança reforma, acções detidas há menos de um ano, dividendos, depósitos bancários, fundos de investimento, títulos de dívida pública e seguros de capitalização.

Numa altura em que todas as poupanças contam, é possível economizar dinheiro, através da obtenção correcta das vantagens que estão disponíveis, como nos casos dos donativos a algumas instituições religiosas ou de solidariedade social.

Para isso, basta informar o Estado que deve canalizar 0,5% do imposto total  para essas instituições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here