Campanha de Crowdfunding apoia conservação do Priolo

0
173

Com o projeto LIFE Laurissilva Sustentável, financiado pelo programa LIFE a terminar em breve, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) coordenadora do projeto lança uma campanha de recolha de fundos visando a continuação dos trabalhos necessários à manutenção do Priolo e do seu habitat, a curto prazo.

 

 A campanha de Crowdfunding  “Vamos preservar o Priolo”- espécie única no mundo, que vive apenas na ilha de São Miguel, decorre até ao final de fevereiro e, pretende mobilizar a nível internacional todos os apoiantes para a continuação do trabalho de conservação desta espécie e a manutenção do seu habitat florestal único nos Açores, evitando que a vegetação exótica invasora volte a proliferar nas principais zonas de ocorrência do Priolo, devastando o sustento da espécie.

 

O crowdfunding e a plataforma Indiegogo  são meios recentes, com sucesso comprovado a nível internacional na angariação de fundos para projetos e causas, apelando ao altruísmo de todos os que querem contribuir, sendo o objetivo da campanha angariar um mínimo de 28.000 dólares americanos (cerca de 21 600€).

 

Embora o objetivo desta campanha seja a conservação do Priolo, continuando o trabalho realizado até à data, a proteção da Floresta Laurissilva está intrinsecamente relacionado, uma vez que também ela se encontra em perigo.

A conservação do Priolo tem assumido também um importante papel quer ao nível da sensibilização e educação ambiental, quer ao nível do impacto económico e social local com a criação de cerca de 20 postos de trabalho diretos e já tendo beneficiado mais de 150 empresas, sendo a grande maioria empresas locais e regionais. 

 

A população de priolos foi considerada praticamente extinta no século XX e aumentou de 300 (em 1990) para 1000 indivíduos (em 2012). A principal razão para a população ter diminuído foi a proliferação de plantas exóticas, que não permitem que as plantas que constituem o habitat do Priolo se desenvolvam. O trabalho da SPEA e dos seus parceiros tem sido retirar as plantas exóticas e plantar arbustos e árvores produzidas num viveiro do projeto, também ele em risco e um pilar fundamental do projeto LIFE Laurissilva Sustentável. 

 

O projeto LIFE Priolo foi o projeto anterior ao LIFE Laurissilva Sustentável e foi mesmo eleito “um dos melhores entre os melhores do programa comunitário LIFE+ de 2008”. Estes projetos têm tido bastante impacto não só na conservação, mas também a nível social e económico, sobretudo através do serviço público prestado pelo Centro Ambiental do Priolo, que para além de dinamizar atividades com as escolas, atrai todos os anos milhares de turistas.

 

Fonte : http://www.indiegogo.com/PreserveAzoresBullfinch 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here