Movimento pela Diabetes promove adoção de estilo de vida saudável

0
150

Setenta e oito escolas do 2.º ciclo do Ensino Básico de todo o país aceitaram o desafio e juntaram-se ao Movimento pela Diabetes através da criação de um filme original sobre hábitos de vida saudáveis para ajudar a prevenir a Diabetes.

 

A iniciativa conseguiu envolver mais de 16 mil pessoas, de todas as idades, confrontando-as com informação e propostas de vida mais saudáveis, onde o desafio foi a criação de um filme original sobre hábitos de vida saudáveis para ajudar a prevenir a Diabetes.

Em apenas 15 dias, os filmes, que estiveram disponíveis no site da organização, foram vistos por mais de 16 mil pessoas, gerando múltiplas partilhas nas redes sociais, sendo a E.B. S. Tomás de Borba, na Ilha Terceira, uma das três escolas mais votadas, a para da a E.B. de São Lourenço, em Ermesinde e do a E.B. de São Lourenço, em Ermesinde.

Como “prémio”, as escolas vencedoras recebem material desportivo e têm um “Dia em Movimento” na escola, com atividades de sensibilização a toda a comunidade escolar para a importância da prevenção da Diabetes. 

No passado dia 04 de Junho, a E.B.S. Tomás de Borba, à semelhança do que aconteceu com as outras duas escolas vencedoras, foram promovidas ações de esclarecimento sobre a diabetes, realizadas sessões de exercício físico e um showcooking com a presença de um chef que ensinou alunos, professores e pais a confecionar receitas saborosas e muito equilibradas do ponto de vista nutricional. Foi ainda exibido o filme que originou o prémio.

 

Ainda no âmbito do Movimento pela Diabetes, todas as escolas participantes receberam material informativo para que os professores possam trabalhar com os alunos de forma a desmistificarem alguns mitos que persistem sobre a Diabetes. 

«Desafiámos as escolas a aderir ao Movimento pela Diabetes com o objetivo de sensibilizar os professores para a importância de ensinar as crianças e os jovens a combater os excessos alimentares e o sedentarismo como forma de prevenir a Diabetes. Desta maneira, estamos a fomentar padrões e hábitos de vida saudável que possam prolongar-se na vida adulta, tentando no futuro inverter a tendência de crescimento da Diabetes», explica Luís Gardete, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

 

O MOVIMENTO PELA DIABETES resulta da constatação do desconhecimento relativo à Diabetes, as ideias preconcebidas e dos mitos associados criam um sério obstáculo ao tratamento e à prevenção desta doença. Assim, a Lilly Portugal em parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), “criaram” este conceito que visa ao longo do tempo agregar diversos setores de atividade, envolvendo crianças, jovens e adultos por todo o país, com o objetivo de informar e motivar uma mudança de estilo de vida que contribua para uma tentativa de diminuição da incidência da Diabetes Tipo 2. 

O setor da restauração foi o primeiro a juntar-se ao MOVIMENTO PELA DIABETES e neste momento mais de 80 restaurantes, de norte a sul do país, já estão envolvidos nesta iniciativa, que continua a crescer contribuindo para que seja o maior movimento nacional por um país mais saudável e com menos pessoas com Diabetes Tipo 2.  Agora foi a vez das escolas e no futuro o MOVIMENTO PELA DIABETES quer chegar a outros sectores criando uma onda de mudança que leve os portugueses a agir, revertendo assim a tendência crescente para a identificação de pessoas com diabetes não diagnosticada.

 

Em Portugal, de acordo com o Observatório Nacional da Diabetes, a prevalência da Diabetes tipo 2 já atinge os 12,7%.1 A adoção de um estilo de vida saudável, através da prática regular de exercício físico e de uma alimentação equilibrada, contribui para a prevenção e o controlo desta doença.

 

Mais informações dobre o Movimento pela Diabetes, em www.movimentopeladiabetes.pt

Açores24horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here