“Desmantelamento progressivo” do Centro de Saúde da Ribeira Grande, por Mário Chaves Gouveia

0
271

Há pouco mais de um ano, mais especificamente desde 1 de julho de 2014, os Serviços de Urgências do Centro de Saúde da Ribeira Grande, e diga-se, a par dos da Vila Franca do Campo e Nordeste, encontram-se encerrados das 00h às 8h.

Nessa altura, o Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, colocava em risco o rápido acesso aos cuidados de saúde, pelas 32 mil pessoas que habitam na costa norte da ilha de São Miguel, 18 mil das quais sem poderem recorrer a médico de família, por não o terem. Assim, na costa norte, necessite de atendimento médico de urgência, entre as 00h e as 8h tem de se deslocar até ao Serviço de Urgência do Hospital do Divino Espirito Santo, localizado em Ponta Delgada. 

Apesar do funcionamento da viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) na Ribeira Grande, durante 24 horas por dia, que assegura uma alternativa aos atendimentos noturnos, tal como, na altura, referia Luís Cabral, mas a viatura não substitui os serviços que um Centro de Saúde presta, quanto mais em caso de a mesma ser accionada e for requisitada para outra situação em simultâneo. É verdade que, com a construção das SCUT, o tempo de viagem reduziu, quem vive no Nordeste, em 30 minutos chega a Ponta Delgada, mas 30 minutos podem fazer a diferença entre salvar ou perder uma vida.

Passado pouco mais que um ano desde tomada a medida, há quem se desloque ao Centro de Saúde da Ribeira Grande e encontre os Serviços de Análises Clínicas encerrados, em pleno horário de funcionamento, apesar de não ter sido feita quaisquer comunicações por parte da Secretaria Regional da Saúde ou da referida Unidade de Saúde aos habitantes do concelho.

O que, na Ribeira Grande, parece estar a ocorrer é um desmantelamento da Unidade de Saúde que serve mais de 32 mil pessoas. As distâncias que os habitantes do norte da ilha tem percorrer até recorrerem a cuidados médicos parece não ser preocupação, para Executivo Regional, pois no concelho em que existe hospital está a ser construído um novo centro de saúde, a cerca de 100 metros do mesmo.

 

 

Mário Chaves Gouveia

Vice-Presidente da JSD/Ribeira Grande

Download PDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here