“Insetos em Ordem” no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo

0
332

A exposição “Insetos em Ordem”, que se insere no âmbito do Plano Regional de Leitura e tem por objetivo promover a literacia científica, especialmente junto do público juvenil, será inaugurada sexta-feira, 9 de janeiro, pelas 10h00, no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo/Observatório do Ambiente dos Açores.

Esta mostra aborda a temática da biodiversidade dos insetos, tendo sido desenvolvida em 2010 no âmbito da Universidade de Lisboa pelo Centro de Biologia Ambiental, TAGIS-Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e Museu Nacional de História Natural e da Ciência, onde esteve em exibição entre maio de 2010 e maio de 2011, tendo, desde outubro de 2012, percorrido nove cidades portuguesas.

A exposição “Insetos em Ordem”, que já recebeu cerca de 40 mil visitantes, estará patente no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo/Observatório do Ambiente dos Açores até 4 de abril, devendo as escolas que pretendam agendar visitas de estudo contactar este Centro de Ciência através do telefone 295 217 845.

Esta exposição propõe um jogo de pista acessível a todas as idades, desafiando os visitantes a serem ‘biólogos por uma hora’.  Na entrada para esta exposição bilingue baseada em exemplares de coleções biológicas pertencentes a mais de 50 espécies de insetos, os visitantes recebem um inseto conservado em resina. 

Esta iniciativa resulta do protocolo de colaboração celebrado, em novembro de 2014, pelo Governo dos Açores, através das direções regionais da Educação e da Ciência e Tecnologia, com o programa “O Mundo na Escola”, do Ministério da Educação e Ciência. 

Através deste protocolo foi possível fazer deslocar às ilhas de S. Miguel e Terceira as exposições itinerantes “A Física no dia-a-dia na Escola” e “Insetos em Ordem”, respetivamente.

A exposição “A Física no dia-a-dia na Escola”, inaugurada a 28 de novembro, está patente até 31 de janeiro no ExpoLab, na Lagoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here