Museu de Angra do Heroísmo promove Ciclo de Cinema

0

O Museu de Angra do Heroísmo inicia sábado, 31 de outubro, o ciclo de cinema intitulado “A Infância no Cinema” com a projeção do filme “Aniki Bobó”, de Manuel de Oliveira, pelas 15H00, no auditório da instituição. 

Este ciclo, coordenado por Carlos Bessa, do Cine-Clube de Angra do Heroísmo, parceiro da iniciativa, insere-se no plano de dinamização da exposição “Mundo Pequenino | A infância entre 1890 e 1950”, sendo as peliculas selecionadas especialmente representativas de três dos núcleos temáticos desta mostra. 

No caso de “Aniki Bobó”, apresentado por Carla Ferreira, monitora do Serviço Educativo do MAH, destaca-se o modelo tradicional de educação, assente na doutrinação moral e na indiscutível autoridade do mestre. 

Os próximos filmes deste ciclo são “Oliver Twist”, de Roman Polanski, que será apresentado em novembro e incide sobre o trabalho infantil, e “A Invenção de Hugo”, de Martin Scorsese, a projetar em janeiro, que aborda o ócio infantil. 

A exposição “Mundo Pequenino | A Infância entre 1890 e 1950”, patente até 31 de janeiro na Sala do Capítulo, parte de uma mostra de peças de vestuário, móveis e brinquedo pertencentes às coleções do Museu de Angra do Heroísmo ou temporariamente cedidas por particulares e instituições, para dar a conhecer as profundas alterações introduzidas no conceito de infância nas sociedades ocidentais durante as últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX, que se consubstanciam na Declaração dos Direitos das Crianças, de 1959.

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here