Biblioteca Pública de Ponta Delgada assinala Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

0
233

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada inaugura hoje uma mostra documental e bibliográfica denominada “Da reclusão à divulgação: o percurso das livrarias e arquivos conventuais”, assinalando, em parceria com a Comissão dos Bens Culturais da Diocese de Angra, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja. 

Esta mostra faz uma ligação à exposição evocativa do 170.º aniversário da Biblioteca, uma vez que as livrarias conventuais estiveram na base de criação das bibliotecas públicas. 

A iniciativa pretende dar a conhecer parte da história e percurso dos arquivos e livrarias conventuais após a supressão, em 1832, e a extinção, em 1834, das ordens religiosas em Portugal, no decurso da implementação do regime liberal no nosso país, salientando-se o seu valor patrimonial e histórico. 

Estes arquivos, tal como os edifícios e as valiosas alfaias religiosas, deverão também ser olhados e tratados como bens culturais e patrimoniais da história da Igreja em Portugal. 

A mostra estará patente ao público até 3 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e aos sábados, das 14h00 às 19h00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here