Museu Carlos Machado apresenta catálogo do circuito de História Natural

0
180

O Museu Carlos Machado, promove quarta-feira, 21 de dezembro, pelas 17h00, no Núcleo de Santo André, em Ponta Delgada, a apresentação do catálogo do circuito de História Natural.

Esta apresentação, com entrada livre, realiza-se no âmbito de uma visita orientada à exposição de longa duração ali patente, que será realizada pelo coordenador da coleção, João Paulo Constância.

O catálogo constitui uma importante forma de divulgação do acervo de História Natural, bem como um guia de exploração desta coleção. 

A publicação que agora se disponibiliza procura contextualizar a coleção de História Natural na sua época de fundação, marcada pelo pensamento naturalista do séc. XIX, e destaca diversos exemplares considerados emblemáticos e relevantes. 

Os primeiros textos do catálogo valorizam o contexto histórico e científico da fundação do Museu e a segunda parte apresenta os destaques da coleção, de acordo com o circuito expositivo, que se inicia na nova Sala do Mar e continua nas salas das aves, peixes, mamíferos, invertebrados, rochas e minerais, plantas e répteis. 

Esta edição do catálogo contou com as colaborações especiais de Conceição Tavares, investigadora do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), e Nuno Farinha, biólogo e ilustrador científico. 

A impressão e os acabamentos estiveram a cargo da empresa Nova Gráfica e o design é da autoria de João Gonçalves. 

O Museu Carlos Machado procura, assim, uma vez mais, criar formas de comunicação com os seus públicos e divulgar o seu riquíssimo património.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here