Museu do Pico apresenta documentário “Atafonas”

0

O Museu do Pico, em parceria com a empresa Comunicar Atitude e com o apoio da Câmara Municipal de São Roque do Pico – Capital do Turismo Rural, apresenta sexta-feira, 17 de março, pelas 21h00, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, com entrada livre, o filme documental “Atafonas”, realizado por Sandra Cristina Sousa.

Durante 500 anos, os Picoenses edificaram em pedra basáltica as denominadas ‘Atafonas’, estruturas tradicionais de apoio à agricultura que albergavam uma espécie de moinho de cereais movido por propulsão animal.

Há mais de um século que todo este património foi abandonado por falta de uso, como é apontado neste documentário pelo último moageiro, Domingos Epifânio, que tem 90 anos.

Ainda que este património não tenha sido criado para fins de habitação, atualmente está a ser lentamente adaptado a empreendimentos turísticos enquadrados na diretiva comunitária Turismo em Espaço Rural, ou seja, através de apoios financeiros da União Europeia, o património arquitetónico, cultural e social da ilha do Pico está a dar lugar a um turismo de natureza único no mundo.

Este documentário é a história contada na primeira pessoa pelos proprietários de casas centenárias consumidas pelo tempo, agora convertidas em empreendimentos turísticos com enquadramento rural.

A realizadora deste filme, Sandra Cristina Sousa, licenciada em Comunicação, foi jornalista correspondente para rádio, jornal e televisão pública durante 17 anos.

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here