Ponta Delgada acolhe esta semana I Fórum do Livro dos Açores

0
749

forum livroMais de três dezenas de escritores açorianos participam de 20 a 22 de abril, no I Fórum do Livro dos Açores, que decorre esta semana em Ponta Delgada, uma iniciativa do Grupo Nova Gráfica, para assinalar o 10º aniversário da editora açoriana Publiçor/Letras Lavadas, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro.

Diferentes sessões de reflexão e debate sobre a atividade editorial no mercado açoriano terão lugar na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada com entrada livre à população em geral, que para além das “mesas redondas” com os autores açorianos, que serão gravadas para posterior transmissão pela Antena 1 Açores, inclui uma Mostra Bibliográfica, uma Exposição Didática de Produção Editorial e uma Exposição Artística de Livros Especiais.

Na sessão de abertura, quinta-feira, pelas 18h, que será presidida pelo Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino de Meneses, participarão também o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, o sócio gerente da Publiçor/Letras Lavadas, Ernesto Resendes, a diretora da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, Iva Matos, e o subdiretor da RTP/Açores, Victor Alves.

Uma conferência inaugural sobre literatura, proferida por António Machado Pires, encerrará este primeiro dia do Fórum do Livro, que inclui ainda o lançamento da publicação “O Livro dos Livros”, com organização de José Andrade, e um apontamento musical a cargo do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

A publicação de livros infantis e juvenis nos Açores é o tema central do primeiro painel do Fórum do Livro, que tem lugar sexta-feira, 21 de abril, às 10 horas, numa sessão especialmente dedicada às escolas. As intervenções iniciais estarão a cargo das escritoras infanto-juvenis Ana Isabel Ferreira, Célia Barreto Carvalho, Susana Nunes Caldeira, Susana Teles Margarido e Teresa Viveiros, com moderação de Rosa Margarida Armas.

livrosNo mesmo dia, às 17 horas, o segundo painel abordará a problemática da “Edição e Comercialização de Livros nos Açores”, com moderação de Lena Goulart. Estão previstas as intervenções iniciais do Diretor Regional da Cultura, Nuno Ribeiro Lopes, o gerente da editora Publiçor, Ernesto Resendes, o gerente da livraria Solmar, José Carlos Frias, e a diretora das Lojas CTT nos Açores, Fátima Albergaria Costa.

Um terceiro painel, pelas 18h30, incidirá sobre a “Crítica de Livros nos Açores”, que contará com a participação de Carlos Bessa e Eduardo Ferraz da Rosa, expressamente deslocados da ilha Terceira, bem como Santos Narciso e Vamberto Freitas. Este painel será moderado pelo jornalista Sidónio Bettencourt.

No último dia do Fórum do Livro, durante a tarde de sábado, 22 de abril, tem início às 15 horas um quarto painel sobre a publicação de livros de Fotografia e Pintura nos Açores. António Soares de Sousa, Carlos Ribeiro, José António Rodrigues e José Franco são os participantes previstos sob a moderação de Herberto Quaresma.

A publicação de livros de Romance e Poesia nos Açores é o tema proposto para o quinto painel, moderado por Cristina Oliveira, a partir das 16h30. As intervenções iniciais, que antecedem um habitual debate com a assistência, estão a cargo de Emanuel Jorge Botelho, João Pedro Porto, Paula de Sousa Lima e Urbano Bettencourt.

O sexto painel deste encontro regional de autores açorianos é dedicado à publicação de livros de História e Ciência nos Açores e deverá iniciar-se pelas 18 horas. Os oradores participantes são José Ferreira Almeida, Mário Moura, Sérgio Ávila, Teixeira Dias, Teresa Medeiros e Victor Hugo Forjaz, com moderação de Elsa Soares.

O Fórum do Livro encerra, pelas 19h30, com a apresentação pública da nova revista literária “Grotta – arquipélago de escritores”, por Nuno Costa Santos e Gina Ávila Macedo, numa sessão moderada por António Melo Sousa. Será ainda apresentada uma síntese final dos trabalhos do encontro, por José Andrade, como diretor editorial da Letras Lavadas.

 

 

Açores 24Horas

talholagoa1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here