ABRIL É O MOMENTO – ARTIGO DE OPINIÃO por Filipe Tavares (Incineração em São Miguel)

0
828

peticao ncineracaoABRIL É O MOMENTO

 

Chegou Abril, o mês da revolta e da liberdade! Chegou também um bom motivo para levarmos a luta contra a incineração até ao fim.

O Movimento Cívico “Salvar a Ilha” organizou uma Concentração Popular no dia 28 de Abril entre as 16h e as 20h nas Portas da Cidade em Ponta Delgada. O evento surge como forma de protesto à decisão da AMISM e terá o seu ponto mais alto por volta das 18h com diversas intervenções públicas e performances.

Esta Concentração Popular destina-se a todos os que apoiam uma solução sustentável para os resíduos em São Miguel, a todos os que querem acabar com os aterros, a todos os que acreditam que o projeto da AMISM pode e deve ser alterado para melhor, a todos os que entendem que a incineração irá agravar os custos da gestão de resíduos, a todos os que sentem que esta é uma manobra da AMISM para a iniciar a privatização da gestão de resíduos em São Miguel e a todos os que acreditam que a AMISM está a comprometer o futuro da sociedade micaelense, fazendo com que uma empresa pública (MUSAMI) assuma todos os riscos inerentes a um investimento duvidoso, dispendioso e que não respeita a boa execução dos dinheiros públicos.

Esta Concentração Popular destina-se também a todos os que desconhecem, não aprofundaram e/ou não têm opinião sobre a incineração e a gestão sustentável de resíduos, a todos os que concordam com a incineradora mas não sabem explicar o motivo, a todos os que preferem não falar, a todos os que têm medo de falar e a todos os que querem gritar “eu sou contra, eu tenho dúvidas, eu mereço  algo melhor”.

Este é o momento para mostrarmos às crianças e jovens quem esteve na defesa dos seus direitos e do seu futuro, este é o momento para mostrarmos à ilha quem este na defesa da sua conservação, este é o momento para mostrarmos à sociedade quem esteve na defesa dos seus interesses comuns. Se a incineração já não faz sentido hoje, imaginem dentro de 5 ou 10 anos…

Há um movimento de cidadãos que se uniu, estudou, trabalhou, escreveu, publicou, discutiu e demonstrou que a decisão da AMISM estava errada. Há um conjunto de decisores políticos e gestores públicos que se contradizem diariamente, que durante os últimos meses provaram que o seu projeto era oco, sem fundamento, tecnicamente e estrategicamente errado, economicamente ruinoso e ambientalmente inaceitável. O que fizeram? Continuaram em frente contra tudo e contra todos. Por tudo isto, É O MOMENTO, no dia 28 de Abril vamos dizer basta!

 

 

Filipe Tavares
Cidadão Micaelense
Movimento Cívico “Salvar a Ilha”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here