Proteção Civil dos Açores inicia desmobilização de meios após passagem de furacão

0
381
furacao outubroO presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Carlos Neves, disse hoje que os meios mobilizados na sequência da aproximação ao arquipélago do furacão Ophelia começaram a ser desmobilizados.

“De facto, dado o evoluir da situação, que se prevê vá melhorar ao longo da noite, esperamos ainda no grupo oriental alguma precipitação e rajadas de vento cuja intensidade não deverá provocar danos, vamos começar gradualmente a desmobilizar os meios”, o que teve início pela 01:00 (mais uma hora em Lisboa), afirmou o tenente-coronel Carlos Neves.

O responsável assegurou, contudo, que ficarão de prevenção “os meios necessários para acorrer a alguma eventualidade”.

A aproximação do furacão Ophelia levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a emitir vários avisos meteorológicos.

Para o grupo oriental, ilhas de São Miguel e Santa Maria, há aviso amarelo para precipitação e agitação marítima até às 06:00 locais

Estas duas ilhas mantêm-se sob aviso laranja para vento também até às 06:00, com vento médio superior a 65 quilómetros/hora e rajadas que poderão ultrapassar os 100 quilómetros/hora, em especial na ilha de Santa Maria, passando depois daquela hora a amarelo até às 12:00.

 

 

Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here