Presidente do Governo visita Estado brasileiro de Santa Catarina a convite do Governador

0
136

O Presidente do Governo inicia, a 18 de abril, uma visita ao Estado brasileiro de Santa Catarina, uma deslocação oficial a convite do Governador Eduardo Pinho Moreira durante a qual Vasco Cordeiro manterá diversos encontros institucionais e preside à sessão de abertura do Congresso Internacional que assinala os 270 anos da presença açoriana naquele estado.

Esta visita oficial de cinco dias é a primeira de Vasco Cordeiro ao Brasil, enquanto Presidente do Governo, e decorre na sequência da declaração de 2018 como ‘Ano dos Açores em Santa Catarina’, onde, entre 1748 e 1754, desembarcaram os primeiros emigrantes Açorianos.

O Brasil constituiu o destino da primeira vaga sistemática de emigração açoriana a partir do século XVIII, nomeadamente para o sul do país.

Após este período, verificou-se um grande fluxo migratório, em finais do século XIX e no início e primeira metade do século XX, para os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A convite de Vasco Cordeiro, a comitiva açoriana integra os Presidentes das Câmaras Municipais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, cidades geminadas com Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, assim como os deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, José San-Bento, do PS, António Soares Marinho, do PSD, e Alonso Miguel, do CDS/PP.

Estes deputados fazem parte da Comissão de Política Geral do Parlamento açoriano, que, entre outras, tem a competência na área das Comunidades Açorianas.

No primeiro dia desta visita, Vasco Cordeiro encontra-se com o Governador Eduardo Pinho Moreira e com o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Aldo Schneider, a que se segue uma sessão na Assembleia Legislativa do Estado, em Florianópolis.

Ainda em Santa Catarina, Vasco Cordeiro visitará a Feira Catarinense do Livro, que inclui um stand dos Açores, assim como a exposição “Antero de Quental e Vitorino Nemésio: Verbos Vivos da Cultura Açoriana”, uma iniciativa do Governo dos Açores que estará patente na Galeria de Arte do Mercado Público daquela cidade brasileira, no âmbito das celebrações dos 270 anos da presença açoriana naquele Estado.

No dia seguinte, 19 de abril, além de um encontro com o Prefeito de Florianópolis, Gean Marques Loureiro, o Presidente do Governo preside à cerimónia de abertura do Congresso Internacional “270 Anos de Presença Açoriana em Santa Catarina: Mar, História, Património, Literatura e Identidade”.

Organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e Academia Catarinense de Letras, este congresso conta com o apoio do Governo dos Açores, da Fundação Catarinense de Cultura, da Associação Catarinense de Imprensa/Casa do Jornalista, da Prefeitura de Florianópolis e das Universidades dos Açores e de Salamanca.

Está também previsto um encontro com a comunidade açor-descendente, promovido pela Casa dos Açores de Santa Catarina e Irmandade do Divino Espírito Santo de Santo António de Lisboa, uma visita à Irmandade do Divino Espírito Santo de Santa Catarina, a inauguração de um painel alusivo aos 270 anos de presença açoriana neste Estado brasileiro e uma visita à Universidade Federal de Santa Catarina, onde está sediado o Núcleo de Estudos Açorianos, fundado em 1984.

A deslocação oficial incluirá ainda as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde o Presidente do Governo manterá encontros com as comunidades açorianas naquelas cidades e presidirá ao lançamento do livro “Uma Página sobre Vitorino Nemésio”, que vai decorrer na Casa dos Açores do Rio Janeiro.

Download PDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here