Sinfonietta de Ponta Delgada apresenta-se no Coliseu Micaelense a 11 de maio

0
642

A Sinfonietta de Ponta Delgada, agrupamento tutelado pela Quadrivium – Associação Artística, apresenta-se em concerto, no próximo dia 11 de Maio, com obras de Johann Hummel, Joseph Haydn e Antero Ávila. A direção musical estará a cargo do seu maestro titular, Amâncio Cabral.

Esta orquestra, que se estreou no ano de 2009, tem vindo a ocupar, cada vez mais, o lugar de agrupamento sinfónico profissional na Ilha de São Miguel. Para além dos músicos profissionais em palco, estarão também jovens estudantes. Este é um dos pilares da Quadrivium – Associação Artística, proporcionar aos jovens músicos uma semana de formação extra escolar, premitindo a execução de repertório desafiante, que os enriquece enquanto estudantes e músicos.

O espectáculo contará com o Concerto para Trompete de Johann Hummel. Compositor e pianista virtuoso, trabalhou durante os séculos XVIII e XIX. No decorrer da sua atividade enquanto compositor, acompanhou as tendências da escrita clássica na sua crescente transformação para o período do romantismo. Aluno de Mozart e amigo de Beethoven, tem no seu Concerto para Trompete uma das suas obras maiores integrante do repertório daquele instrumento. A interpretação desta obra estará a cargo do jovem trompetista açoriano, natural da Vila da Povoação, Hugo Araújo, que se estreará a solo com a Sinfonietta de Ponta Delgada.

Joseph Haydn, incontornável figura maior da música ocidental do período do classicismo, tem na sua Sinfonia no94 uma das suas obras de referência. Compositor conhecido por construir regras e depois quebrá-las, denominou esta sinfonia de “Surpresa”.

Por fim, conta-se com a estreia absoluta da obra Paisagens de Bruma, de Antero Ávila, compositor açoriano residente na ilha Terceira. Esta obra foi encomendada pela Quadrivium – Associação Artística para este concerto.

Este concerto da Sinfonietta de Ponta Delgada, dirigida pelo maestro e pedagogo Amâncio Cabral, integra a sua Temporada Sinfónica e terá lugar no Coliseu Micaelense, no próximo dia 11 de maio, pelas 21h30. Os bilhetes estão à venda na bilheteira do Coliseu Micaelense ou em www.bol.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here