Angra do Heroísmo recebe seminário sobre “As Alterações Climáticas e o Património Cultural”

0
578

A ilha Terceira recebe na próxima terça-feira, 9 de outubro, um seminário sobre “As Alterações Climáticas e o Património Cultural”, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural.

Este seminário, que decorre das 09h00 às 18h00, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, é dedicado à promoção do debate, na esfera pública regional, sobre as consequências das alterações climáticas e os problemas daí decorrentes para o património cultural.

Com objetivo de incentivar a gestão e proteção do património, fomentar o debate sobre estratégias de prevenção e de proteção em sítios culturais ameaçados por desastres naturais, alertar para as consequências das alterações climáticas e preservar o património para futuras gerações, este evento pretende envolver diversos parceiros regionais, nomeadamente a Universidade, o Governo Regional, os municípios e entidades nacionais.

A sessão de abertura contará com a presença do Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, seguindo-se a apresentação das comunicações, organizada em dois painéis.

O primeiro painel terá início pelas 09h45 e é subordinado ao tema “Alterações Climáticas”, tendo como moderador João Pedro Barreiros, professor agregado do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo.

Este painel contará com intervenções de Hugo Costa, investigador do CCIAM – Climate Change Impacts, Adaptation and Modeling, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,  de José Virgílio Cruz, professor agregado em Geologia (Hidrogeologia) pela Universidade dos Açores,  de Carlos Manuel Neves, Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, e de Rui Quartau, investigador auxiliar da Divisão de Geologia Marinha do Instituto Hidrográfico.

No período da tarde, os trabalhos terão início pelas 14h00 com a exibição do documentário “Renascer das Águas: A Coleção Calouste Gulbenkian de Livros – Manuscritos Ocidentais e as Inundações de 1967”, realizado por Márcia Lessa, em colaboração com o Museu Calouste Gulbenkian, seguindo-se o painel sobre “Preservação do Património”, moderado por Maria Calado, presidente da Direção do Centro Nacional de Cultura.

Este painel terá comunicações de Maria de Lurdes de Serpa Carvalho, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, de Isabel Raposo de Magalhães, do Museu Nacional dos Coches, de Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura do Alentejo, e de Patrícia Santiago Brum, arqueóloga do TROIA RESORT.

Segue-se a apresentação da Residência Artística “O Património Como Fonte de Inspiração”, a decorrer no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, com a presença de Joaquim Oliveira, arquiteto responsável pelo evento.

A sessão de encerramento conta com a presença da Diretora Regional da Cultura, Susana Goulart Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses.

A entrada neste seminário é livre, mas está sujeita a inscrição, que deve ser feita através do endereço eletrónico https://goo.gl/forms/bo62kc4yGZlUKTx43.

Inserindo-se nas iniciativas promovidas pela Direção Regional da Cultura no Ano Europeu do Património Cultural, que procuram pensar o património cultural na comunidade e construir um conceito de responsabilidade partilhada, o seminário “As Alterações Climáticas e o Património Cultural” encerra um conjunto de três, cujo propósito é debater na esfera pública regional questões relacionadas com património mundial da UNESCO, a fruição das infraestruturas culturais por um público mais vasto e diversificado, e a preservação e a salvaguarda do património para futuras gerações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here