Programa ‘Açores Recebe Bem’ promove formação para profissionais do turismo em todos os concelhos da Região em 2019

0
68

Em 2019, chega a todos os concelhos do arquipélago o programa ‘Açores Recebe Bem’, uma formação de capacitação no atendimento para profissionais do setor do turismo, que considerou ser “uma mais-valia” para “ajudar a consolidar uma cultura de serviço e de bem receber” na Região, anunciou hoje a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo.

Marta Guerreiro falava, em Angra do Heroísmo, na apresentação deste programa, que se desenvolverá numa estreita parceria com o IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, numa sessão que contou com a presença de cerca de meia centena de agentes do setor.

A titular da pasta do Turismo adiantou que serão desenvolvidos workshops dirigidos a vários setores, nomeadamente atividades turísticas, restauração, hotelaria ou guias turísticos, “onde se pretende envolver cerca de 600 participantes, num conjunto de 25 workshops a distribuir por todos os concelhos do arquipélago dos Açores”.

O primeiro terá lugar a 9 de janeiro, nos concelhos de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, onde se espera “contar com o envolvimento de todo o setor neste projeto, que se assume como uma ação estruturada e fundamental para o futuro desta atividade na Região, através de um caminho que se pretende cooperante, ágil, mas, sobretudo, sustentável”, sublinhou Marta Guerreiro.

A Secretária Regional adiantou que, no âmbito do programa, será elaborado o manual ‘Açores Recebe Bem’, que será “divulgado junto do ‘trade’ açoriano, enquanto instrumento de elevada importância para fazer face às novas exigências e contribuir para reforçar a notoriedade do arquipélago”.

“Quer o manual, quer os workshops serão instrumentos essenciais para percebermos o que nos distingue e nos torna únicos, bem como qual o nível da nossa qualidade de serviço, trabalhando conteúdos relacionados com a satisfação e gestão de reclamações e a definição do padrão de serviço do turismo nos Açores”, frisou.

“É verdade que já somos conhecidos pela nossa hospitalidade e pelo bem receber, mas podemos, e devemos, empenhar-nos, trabalhando mais estas caraterísticas”, afirmou a governante, acrescentando que, para “proporcionar momentos únicos a quem nos visita”, é necessário “elevar os nossos padrões de qualidade e saber potenciar os nossos recursos”.

Marta Guerreiro salientou que “uma cultura de serviço e bem receber nos Açores” será o mote de trabalho a desenvolver na Região durante os próximos meses, consolidando “uma estratégia atenta aos novos desafios de mercado, numa era de constante mudança”, dotando “as instituições e os profissionais do setor de mais e melhores ferramentas e recursos para que possam proporcionar verdadeiras experiências inesquecíveis a todos aqueles que escolhem os Açores como destino de férias”.

Na sua intervenção, a Secretária Regional lembrou o trabalho do Executivo açoriano na qualificação dos recursos humanos ao implementar um conjunto de ações direcionadas para os profissionais do setor, enquanto “prioridade face aos desafios da atualidade”.

As ações concretizam-se, por exemplo, através do programa ‘Seleção Gastronomia e Vinhos’, numa parceria com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, numa formação de refrescamento para profissionais, em conjunto com a Escola de Formação Turística e Hoteleira e o Turismo de Portugal, por via de um plano de qualificação e valorização com disponibilidade para 1.200 vagas ou ainda no aumento em 35% dos cursos nestas áreas, em 2018, nas escolas de formação profissional da Região.

As inscrições para o programa ‘Açores Recebe Bem’ estão disponíveis no endereço eletrónico http://acoresrecebebem.ipdt.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here