Santa Maria será a sede da Agência Espacial Portuguesa

0
85

Os Açores vão integrar, na qualidade de membro associado fundador, a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Espaço, que será criada durante o primeiro trimestre do próximo ano e que terá como missão o desenvolvimento do setor nacional do Espaço, promovendo e gerindo programas nacionais ligados a este setor.

A Portugal Espaço, que está a ser criada em articulação entre o Governo da República e o Governo dos Açores, ficará sediada na ilha de Santa Maria.

O Secretário Regional da Ciência e Tecnologia salientou que esta é a prova de que “os Açores são decisivos na estratégia nacional para o Espaço”, recordando que, desde 2008, a Região tem investido neste setor.

Segundo Gui Menezes, através da participação na Portugal Espaço, “os Açores poderão atrair empresas ligadas ao setor espacial, que contribuam para a implementação de novas tecnologias e para o desenvolvimento de projetos neste domínio, contribuindo, assim, para a criação de emprego qualificado e para a prestação de serviços ligado às ciências e tecnologias do Espaço”.

Refira-se que, no âmbito de alguns projetos já em curso nos Açores, e em estreita colaboração com a Agência Espacial Europeia, a Portugal Espaço deverá ainda garantir o suporte técnico e a necessária cooperação com vista à criação, avaliação e/ou aperfeiçoamento dos processos e serviços baseados em tecnologia aeroespacial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here