Centro Regional de Apoio ao Artesanato promove residência criativa para artesãos dos Açores e de Cabo Verde

0
65

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), promove, a partir de 14 de janeiro, em Ponta Delgada, a realização de uma residência criativa entre os Açores e Cabo Verde.

O projeto ‘Residência Criativa em Cerâmica e Fibras Vegetais’ visa desenvolver experiências que reforcem a interculturalidade e a criação de novos produtos baseados nos recursos naturais, associando a inovação e a tradição, e apostando na troca de saberes e de técnicas entre os artesãos açorianos e cabo-verdianos.

Esta iniciativa de âmbito regional, desenvolvida em parceria com a GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional da Ilha Terceira, pretende, desta forma, contribuir para o desenvolvimento de projetos de inovação assentes nas artes e ofícios tradicionais mais emblemáticos das nove ilhas.

A residência criativa, que será orientada por Kathi Stertzig e Álbio Nascimento, através da The Home Project Design Studio, no âmbito do projeto Craft & Art, vai decorrer entre 14 e 26 de janeiro e envolve a participação de dois artesãos de Cabo Verde, dois da ilha Terceira, um de S. Miguel e três de Santa Maria, das áreas da cerâmica e das fibras vegetais.

Álbio Nascimento abriu, em 2005, com Kathi Stertzig, o The Home Project Design Studio, dedicado à conceção e implementação de estratégias para o desenvolvimento regional através da produção artesanal local e do design.

O projeto Craft & Art – Capacitar pela Inovação propõe uma abordagem formativa às atividades artesanais, baseada no desenvolvimento de competências de empreendedorismo e inovação, que permitam às unidades produtivas artesanais uma maior diversificação e diferenciação de produtos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here