PS/Açores apresenta pacote legislativo visando reduzir consumo de plástico na Administração Pública

0
102

O Grupo Parlamentar do PS/Açores apresentou esta quarta-feira, na sessão plenária do mês de fevereiro, um pacote legislativo na área da sustentabilidade ambiental, com o objetivo de reduzir o consumo de plástico e de promover a eficiência energética na Administração Pública.

André Rodrigues explicou que estas medidas, “para além da boa gestão dos resíduos, visam melhorar comportamentos que permitam atingir melhores resultados, desde logo, na base do problema”. Mais do que implementar uma rede que permita a reciclagem dos resíduos, os socialistas querem contribuir para que se “reduza o consumo e utilização” de resíduos que contenham plástico.

No consumo energético, “para além de substituir as fontes de produção, pretendemos melhorar comportamentos no consumo e aumentar a eficiência na utilização da energia”, afirmou André Rodrigues.

O parlamentar acredita que a administração pública tem “a responsabilidade de liderar e ser exemplo na implementação de estratégias e medidas que levem à redução do consumo quer dos plásticos, quer da energia”.

“A nossa qualidade ambiental tem de continuar a ser uma aposta estratégica, temos de continuar a adotar medidas que têm como objetivo primordial a sustentabilidade ambiental e garantir o equilíbrio do nosso ecossistema, que faz, hoje, dos Açores, uma das regiões ambientalmente mais valiosas do Mundo”, frizou o deputado.

André Rodrigues apelou ainda à câmara para que não se imponham “conceitos ideológicos ou de vontade particular” em relação a este pacote legislativo, mas que este seja antes “o repto para o diálogo com todas as forças partidárias, com os responsáveis sectoriais e com toda a sociedade civil no sentido de se promover a sustentabilidade ambiental e económica, de uma forma prática, eficiente e aceitável por todos os Açorianos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here