Azores Rallye em contagem decrescente volta a abrir temporada do FIA European Rally Championship

0
454

O Azores Rallye 2019 foi hoje oficialmente apresentado no edifício Nonagon, Parque de Ciências e Tecnologia de São Miguel, na cidade de Lagoa.

Este ano, e por motivos de horários e para não terminar tão tardiamente, a City Show disputada nas ruas de Ponta Delgada, será realizada apenas num sentido com partida na Avenida Kopke ao lado do histórico Forte de São Brás, seguindo em direcção a nascente e terminar um pouco antes do Parque de Assistência.

A Primavera 2019 tem início no primeiro dia competitivo do Azores Rallye, com a qualificação para determinar a ordem de partida no habitual troço de Remédios, na manhã do dia 21 de março. Sensivelmente a meio da tarde, o rally arranca com o regresso da especial Coroa da Mata numa versão mais extensa com início próximo do miradouro de Santa Iria e a ganhar quase 3km em relação à versão de 2014.
Segue-se a nova especial Mediana / Remédios que utiliza partes do antigo Soluções M, com incursão pela pista de motocross com dois saltos interessantes, seguindo pela mata da Agraçor, até ligar à secção final que irá terminar em Remédios, próximo do Parque Natural de Macela. O primeiro dia termina mais uma vez na super especial Grupo Marques que terá cerca de 200 metros a mais, em relação ao ano anterior.

A continuação da primeira etapa terá lugar na sexta-feira, dia 22 de março, com dupla passagem em três especiais renovadas na zona poente da ilha. Pico da Pedra perde a secção de asfalto inicial, mas irá ganhar cerca de 4km em pisos de terra mais a norte, para depois retomar os restantes 6km do ano anterior.
A mítica especial de Sete Cidades irá recuperar a versão disputada em 2014, com o aproveitamento da primeira cumeeira já recuperada, sendo melhor para as viaturas de duas rodas motrizes, com menos quilómetros a subir, tal como a nova especial de Vista do Rei/ Feiteiras que tem uma nova secção com 3km, para depois retomar cerca de 5km da versão anterior, mas em sentido inverso. O dia termina como no anterior, com nova passagem por Grupo Marques.

Igualmente com alterações, a derradeira etapa inicia-se na especial de Graminhais, tendo um novo início acrescentado em cerca de 2km, mas a clássica especial de Tronqueira mantém a versão 2018, sendo mesmo o único troço sem qualquer alteração. A penúltima secção termina com a única passagem por Vila Franca/ São Brás, onde foi retirada a derradeira descida abrasiva em pisos de asfalto, seguindo-se a segunda passagem por Graminhais e Tronqueira, que antecede a cerimónia do pódio em Ponta Delgada.

O Azores Rallye e a sua Comissão Organizadora demonstraram mais uma vez, as preocupações com questões ambientais em primeiro plano, no que diz respeito ao bom tratamento dos resíduos e da importância de deixar imaculados os locais por onde passa a prova.
Este ano e em estreita ligação e colaboração com a Direção Regional do Ambiente, o organizador vai reforçar as acções ambientais, onde também incluirá os Municípios por onde o rallye passa. Para além de reforçar o número de mensagens que irão fazer passar através dos canais oficiais, quer no sítio oficial, quer nas redes sociais, um maior número de pontos de depósito de lixo foi requisitado para ser instalado em alguns locais das especiais do rallye.

Esta edição do Azores Rallye vai também marcar o arranque de um novo rallye dos Açores: o Azores E-Rallye! A prova, que se reveste de caráter de regularidade, irá ser disputada exclusivamente por veículos eléctricos, com passagem por Sete Cidades, Tronqueira e Grupo Marques. Nos Açores e por altura do rallye, irão estar presentes pilotos do FIA e-Rally Regularity Cup assim como, o responsável máximo da FIA junto desta competição que será a dada a conhecer melhor dentro de alguns dias.

Na apresentação da edição 54 do maior evento automobilístico açoriano, a direção do Grupo Desportivo Comercial e da Comissão Organizadora do Azores Rallye, fez-se representar por Bruno Cruz, o Vice-Presidente do Grupo Desportivo Comercial, completando-se a mesa de honra com Verónica Almeida a representar a autarquia anfitriã do local onde o rallye foi apresentado, por Filipe Frias como elemento do Governo Regional dos Açores, pertencente à Delegação de Turismo de São Miguel e por António Medeiros, o novo Diretor de Prova do Azores Rallye.

O  Azores Rallye estará nas estradas de São Miguel de 21 a 23 de Março.

 

 

Fonte: Azores Rallye (http://www.azoresrallye.com/pt-pt/)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here