Executivo refuta acusação do PSD/A de discriminação das equipas femininas da Região

0
93
A deputada do PSD/Açores Mónica Seidi acusou esta terça-feira, o Governo Regional de “continuar a discriminar as equipas femininas, no âmbito dos apoios atribuídos pelo executivo aos clubes açorianos que participam em provas nacionais”.
Em debate na Assembleia Legislativa dos Açores, a social-democrata criticou que “no valor global dos apoios distribuídos, o montante destinado às equipas femininas açorianas tenha sido de apenas 4,2% do total, o que é uma verdadeira discriminação em relação aos valores atribuídos às equipas do sexo oposto”.
“O Governo Regional e o Partido Socialista acham que as mulheres desportistas que ostentam a palavra ‘Açores’ nas camisolas não são tão dignas quanto os homens, para promover a Região no exterior. É isso que o PS está aqui a dizer”, disse, após a maioria socialista ter chumbado uma proposta do PSD/Açores para que as equipas femininas passassem a receber, no âmbito dos contratos de promoção dos Açores no exterior, os mesmos apoios financeiros que as masculinas.

As acusações foram refutadas pelo Partido Socialista e pelo Executivo Regional, com Berto Messias a afirmar que “os apoios concedidos pelo Governo dos Açores às atividades desportivas são iguais para homens e mulheres”, salientando a importância de “separar aquilo que é a discussão sobre a igualdade de género” e “aqueles que são os apoios concedidos pelo Governo Regional no âmbito da ‘Palavra Açores’”, frisando que estes são “apoios na vertente turística e promocional dos Açores, neste caso, associados à vertente desportiva”.

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos referiu ainda que, nos apoios à prática desportiva propriamente dita, “existem, sim, majorações a escalões de formação femininos” e mesmo “prioridade de marcação de espaços de treino”.

“Uma coisa são os apoios aos clubes e à prática desportiva, em que a igualdade de género deve ser sempre considerada no incentivo à prática desportiva e na implementação de políticas públicas, e outra coisa, completamente diferente, são os apoios do Governo Regional aos clubes desportivos açorianos que estão nos campeonatos nacionais e que, por este motivo, têm impactos mediáticos e promocionais de valorização da imagem da Região no exterior”, afirmou o governante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here