Governo dos Açores disponível para potenciar o desenvolvimento da cultura do café

0
545

O Diretor Regional da Agricultura afirmou hoje, na ilha Terceira, que o Governo dos Açores está disponível para ajudar os produtores de café a estudarem e avaliarem a introdução de novas variedades de plantas, de modo a potenciar o desenvolvimento de uma cultura recente na Região.

“As nossas caraterísticas edafoclimáticas, os nossos solos vulcânicos são fatores decisivos para a produção de um café singular nos Açores, que acreditamos tem margem para crescer”, frisou José Élio Ventura, à margem de uma reunião com a Direção da Associação de Produtores Açorianos de Café, que contou também com a presença do Diretor Regional do Desenvolvimento Rural, Valter Braga, de especialistas brasileiros e de responsáveis da empresa Delta Cafés.

O Diretor Regional da Agricultura salientou que a cultura do café nos Açores é abrangida pelos apoios que existem à produção, no âmbito das ajudas hortofrutícolas do POSEI, podendo os produtores também candidatar-se a projetos de investimentos no âmbito do PRORURAL+.

José Élio Ventura destacou ainda que, em virtude do protocolo entre a Associação de Produtores Açorianos de Café e a Delta Cafés, prevê-se a realização de estudos à cultura do café em ilhas como a Terceira, São Miguel e São Jorge, para avaliar potencialidades e limitações atuais.

“A ligação entre estas duas entidades é bem reveladora do interesse e do potencial que o café poderá vir a ter no futuro em termos económicos e como alternativa de produção agrícola nas ilhas”, sustentou o Diretor Regional.

José Élio Ventura destacou que, no caso da ilha Terceira, existem mais de 7.500 plantas de café, numa área de quatro hectares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here