PS chumba proposta de reabertura de pequena cirurgia nos centros de saúde de Ponta Delgada e da Ribeira Grande

0
150
O líder parlamentar do PSD/Açores lamentou, esta quarta-feira, que o Governo Regional insista na “opção errada” de manter fechadas as salas de pequena cirurgia nos centros de saúde de Ponta Delgada e da Ribeira Grande, “obrigando os utentes a meses de espera”, isto após o chumbo pelo PS de um projeto resolução apresentado pelo Partido Social Democrata, que propunha a reabertura das salas de pequena cirurgia nestes centros de saúde.
“O PSD apresentou esta iniciativa em defesa dos doentes. É inaceitável que um utente dos Fenais da Ajuda, no concelho da Ribeira Grande, tenha que perder uma manhã de trabalho para ir ao Hospital de Ponta Delgada efetuar algo tão simples como a extração de um quisto ou fazer uma biopsia da pele”, sublinhou Luís Maurício, em debate no Parlamento Açoriano, onde o Secretário Regional da Saúde assegurou que existe margem para rentabilizar a sala de pequena cirurgia do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, não se justificando a reabertura das salas de pequena cirurgia dos centros de saúde de S. Miguel.

“Continuam a manter-se os pressupostos que levaram à decisão, em 2012, de abertura de uma sala de pequena cirurgia no Hospital do Divino Espírito Santo, e que levou à transferência para este hospital das pequenas cirurgias”, salientou Rui Luís, afirmando “haver uma margem para racionalizar e tornar ainda mais eficaz a sala de pequena cirurgia do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES)”.

O chumbo do PS deste diploma alicerçou-se neste quesito, defendendo o deputado socialista Dionísio Faria e Maia que “um princípio básico e fundamental na gestão em saúde, é o da adequação e uso racional de todos os recursos disponíveis”, afirmando que o Serviço Regional de Saúde “e esta resposta tem sido enorme face aos recursos disponíveis por vezes limitados em áreas muito específicas”.

CDS-PP, PCP, PPM e BE votaram favoravelmente a iniciativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here