Associação Portuguesa de Museologia distingue os Açores

0
266

Os Açores foram distinguidos entre mais de duas centenas de candidaturas pelos Prémios APOM, da Associação Portuguesa de Museologia, que atribuiu três prémios e uma menção honrosa aos museus de Angra do Heroísmo e Carlos Machado, em Ponta Delgada.

Em conjunto com a Divisão do Património Imaterial e Arqueológico da Direção Regional da Cultura, o Museu de Angra do Heroísmo foi distinguido com o prémio ‘Intervenção em Conservação e Restauro’, pelo trabalho realizado na sacristia da Igreja de Nossa Senhora da Guia, anexa ao Edifício de São Francisco.

O Museu de Angra do Heroísmo recebeu, igualmente, o prémio na categoria ‘Serviço de Educação e Mediação Cultural’, área pela qual fora já distinguido em 2013.

O Museu Carlos Machado foi premiado na categoria ‘Inovação e Criatividade’, tendo recebido também uma menção honrosa.

Nos Açores, são vários os projetos e instituições que têm vindo a ser distinguidos pela APOM com diversos prémios e menções honrosas, em áreas tão distintas como Serviço de Extensão Cultural, Trabalho Jornalístico, Reserva Visitável e Comunicação Online, entre outras, que demonstram que a Região tem sabido acompanhar a evolução dos tempos e os mais recentes desenvolvimentos na área da Museologia.

A APOM, criada em 1965, tem por objetivo agrupar os profissionais de Museologia e instituições equiparadas a museus, segundo os critérios estabelecidos pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), bem como promover o conhecimento da Museologia e dos domínios científicos e técnicos que a enformam.

Realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas, é outro dos objetivos.

Neste sentido, e de modo a distinguir o que de melhor se faz nos museus nacionais e o contributo dos trabalhos desenvolvidos para a melhoria dos mesmos, a associação criou os Prémios APOM, em que podem participar todos os profissionais e instituições que trabalhem na área da Museologia e do Património português, nomeadamente museus, autarquias, instituições do ensino superior, centros de investigação, fundações e associações com esses fins, entre outros.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu sexta-feira, em Leiria, tendo a Região estado representada pelo Diretor do Museu de Angra do Heroísmo, Jorge Bruno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here