Festival Lagoa Bom Porto regressa ao Porto dos Carneiros já esta quinta-feira

0
552

Arranca esta quinta-feira, no Porto dos Carneiros, na cidade de Lagoa, o Festival Lagoa Bom Porto, festa em honra de São Pedro Gonçalves Telmo, e que conta com a inauguração da exposição fotográfica “Além do Azul”, da autoria de Marcelo Borges, Feira de Produtos Locais, promovida pela Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) e a degustação do pastel de raia, um produto gastronómico, confecionado propositadamente para este festival pela Escola de Hotelaria e Formação Turística de Ponta Delgada, com a colaboração do chefe Rui Medeiros.
O festival, organizado pela Associação de Pescadores da Lagoa Bom Porto Açores e pela
Câmara Municipal de Lagoa, anima a zona do Porto dos Carneiros, durante quatro dias com várias atividades dirigidas a toda a população.

A exposição “Além do Azul”, de Marcelo Borges, é uma narrativa visual que aborda com
objetividade os bastidores da arte piscatória, em particular do pescador tradicional lagoense. É composta por dez fotografias, um resumo e quatro apontamentos, que de forma figurativa representam a composição das embarcações e o espírito colaborativo presente nesta comunidade. De acordo com o autor, este trabalho “não é mais do que uma extensão no tempo e uma singela homenagem àqueles que em terra ancoram o medo e vivem horizontes em constante desafio”.
No âmbito desta iniciativa, a edilidade lagoense procedeu à pintura de um mural alusivo adequado ao Porto dos Carneiros e à atividade nele exercida. Trata-se de um trabalho realizado pelos “Halfstudio”, um estúdio português de lettering e sign painting, criado por Mariana Branco e Emanuel Barreira, que desenvolve projetos em várias áreas criativas tendo como linguagem visual as letras volumétricas e layouts dinâmicos com mensagens impactantes e cores vibrantes. Nos seus murais e intervenções de arte urbana, a mensagem é sempre inspirada pela comunidade onde a obra se insere. Neste caso, a pintura foi inspirada no poema de Armando Cortês Rodrigues “A sinfonia da cor”, alusivo ao mar.

Vários momentos de animação musical, com destaque para  “Filhos da Terra”, Nuno Martins e “Canta Brasil” preenchem o cartaz da edição 2019 do Festival Lagoa Bom Porto.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here