Governo distribui manual com orientações e atitudes comportamentais para profissionais do turismo

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A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou hoje que o Governo dos Açores vai entregar em todas as ilhas do arquipélago o manual ‘Açores Recebe Genuinamente Bem’, dirigido “a todos os profissionais do turismo açoriano”, salientando que se trata de “um guia de apoio às atividades quotidianas, estabelecendo orientações comportamentais e atitudes, tendo como objetivo o atendimento e serviço”.

Marta Guerreiro, que falava na entrega dos manuais na ilha do Pico, referiu que este é um instrumento que “surge depois de 51 workshops ‘Açores Recebe Bem’, que chegaram a todos os concelhos do arquipélago e a vários setores, nomeadamente atividades turísticas, restauração, hotelaria ou guias turísticos, com o envolvimento de mais de 500 participantes”.

No âmbito do programa, foi elaborado o manual que entregamos hoje e que será divulgado junto do ‘trade’ açoriano, enquanto instrumento de elevada importância para nos ajudar a responder às novas exigências e a contribuir para reforçar a nossa notoriedade”, frisou a titular da pasta do Turismo.

A entrega do manual decorrerá também quarta-feira, 10 de julho, no Faial, e, a partir de setembro, nas restantes ilhas.

Segundo a governante, este manual “representa os resultados da reflexão conjunta levada a cabo entre a equipa de coordenação e todos os participantes, tendo em vista a necessidade de definição de um padrão de qualidade transversal do serviço prestado ao turista em qualquer ilha dos Açores”.

“Quer os workshops, quer o manual que temos hoje em mãos, foram essenciais para percebermos o que nos distingue e nos torna únicos, bem como qual o nível da nossa qualidade de serviço”, frisou.

“O manual destaca a diferenciação do serviço do turismo dos Açores, por via da essência do nosso povo, associada à sua herança cultural e humana, assumindo que o Povo Açoriano já tem no seu ADN uma aptidão natural para receber bem”, afirmou a Secretária Regional.

“Se queremos proporcionar momentos únicos a quem nos visita, precisamos apenas de elevar os nossos padrões de qualidade e de saber potenciar os nossos recursos”, salientou Marta Guerreiro, sublinhando que “o sucesso de qualquer destino turístico depende sempre, e muito, das pessoas”.

A Secretária Regional lembrou que o Governo dos Açores tem “levado a cabo um conjunto de ações de qualificação do serviço para fazer face aos novos desafios”, onde se enquadra a parceria com o IPDT- Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, através do programa Açores Recebe Bem, caraterizando-se por ser “uma formação de capacitação no atendimento para ativos, que se constituiu como uma mais-valia para ajudar a consolidar esta cultura de serviço e de bem receber na Região”.

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