Tutela anuncia médico de família para todos os utentes de São Miguel a partir de setembro

0
214

A Secretária Regional da Saúde anunciou hoje, em Ponta Delgada, que, “a partir de setembro, todos os utentes da Ilha de São Miguel vão ter médico de família”, sendo que o Governo dos Açores está a fazer “todos os esforços para garantir que, num curto espaço de tempo, cada cidadão açoriano tem acesso a um médico de família”.

Teresa Machado Luciano falava à margem da audiência da Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Questionada pelos jornalistas sobre as comissões de Dissuasão da Toxicodependência, a Secretária Regional afirmou que “as três existentes na Região estão a funcionar em pleno e têm feito ações de formação nomeadamente com os agentes da PSP, tendo sido formados, só em 2019, cerca de 280 profissionais nesta área específica”.

“Não há motivo para se criarem mais organismos deste tipo na Região Autónoma dos Açores, uma vez que o número de casos referenciados nas outras ilhas não o justificam, explicou.

Sobre a hipótese de uma remuneração fixa para os trabalhadores destas comissões – tal como acontece no continente e na Madeira -, Teresa Machado Luciano admitiu que “esse aspeto poderá ser avaliado”, sustentando que “os profissionais trabalham em excelentes condições nas unidades de saúde de ilha, em espaços próprios”.

Interpelada sobre turnos a descoberto nas equipas de Suporte Imediato de Vida (SIV) da Ribeira Grande, a Secretária Regional da Saúde garantiu que “todos os turnos da noite estão a ser assegurados, havendo pontualmente apenas alguns em falha”, recordando que “a unidade Básica de urgência da Ribeira Grande funciona das 08:00 horas às 00:00 horas, havendo também a SIV e a urgência do hospital daquela cidade”.

Teresa Machado Luciano acrescentou ainda que a tutela está a trabalhar “no sentido de contratar mais enfermeiros para assegurar todos os turnos”.

Em relação à questão de um fisioterapeuta para os utentes do Corvo, a Secretária Regional da Saúde referiu que o assunto “está em audiência de interessados, estando previsto o seu término para o final de agosto, sendo que nos dez dias seguintes será dada a resolução final do concurso”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here