Faialense Dário Moitoso sagrou-se campeão nacional de trail

0
215
Foto - Miro Cerqueira

O atleta do Clube Independente Ilha Azul/Azores Trail Run venceu no sábado o Grande Trail Serra D’Arga, tornando-se campeão nacional da modalidade.

Dário Moitoso foi o atleta mais rápido a percorrer os cerca de 37 quilómetros (2100 metros de desnível positivo) da prova longa do Grande Trail Serra D’Arga, onde, no passado sábado, se disputou o Campeonato Nacional de Trail da Associação de Trail Running de Portugal. Com um tempo de 3h26m42s, o faialense, que corre com as cores do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul e do Azores Trail Run, deixou o segundo classificado a quase 5 minutos, numa prova marcada pela forte competitividade, e garantiu desta forma o ambicionado título que, recorde-se, lhe escapou por escassos segundos na época anterior.
“Foi uma prova bastante dura, com condições meteorológicas muito adversas, e com adversários de grande respeito, que proporcionaram um grande desafio mesmo até ao final”, realça o atleta, para quem foi “uma enorme alegria poder conquistar este título”. “Para além da satisfação pessoal desta conquista, sinto-me orgulhoso de poder trazer o título de campeão nacional para os Açores, mostrando também desta forma o imenso potencial que a nossa Região tem, tanto para acolher eventos de relevo nesta modalidade, como para fornecer bons atletas para o trail nacional”, considera.
Também o coordenador do Azores Trail Run considera que este resultado é mais um motivo de orgulho para o trail açoriano. “O Dário descobriu esta modalidade através do Azores Trail Run, em 2014, e hoje sagrou-se campeão nacional. É muito bom ver que os jovens açorianos que começaram a correr nas suas ilhas graças à divulgação da modalidade podem crescer enquanto atletas e dar cartas a nível nacional”, considera Mário Leal.
Com 26 anos, Dário Moitoso está à beira de concluir a sua melhor época de sempre: em 2019 registou a sua primeira prova ao serviço da Seleção Nacional, tendo sido o quarto melhor português no Campeonato do Mundo, que se disputou em junho, no Trilho dos Abutres, em Miranda do Corvo.

Destaca-se a participação no OCC do Ultra Trail du Mont Blanc, em agosto último, onde foi sétimo classificado, conseguindo desta forma o melhor resultado de sempre para um português na referida prova, feito que já tinha alcançado em 2018, quando se classificou em 9º lugar.
Agora, as atenções estão voltadas para a Taça de Portugal, que se disputará em novembro, na ilha Graciosa, numa organização com a chancela Azores Trail Run.

 

 

Info – Azores Trail Run

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here