Porto comercial das Lajes das Flores abriu à navegação – de forma condicionada

0
93
Foto - Bruno Costa

O porto comercial das Lajes das Flores já abriu à navegação, ainda que de forma condicionada, estando permitida a navegação diurna aos navios de tráfego local, com um máximo de 60 metros de comprimento e 4 metros de calado, resultado do esforço conjunto das equipas militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, em estreita colaboração com a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas e os Portos dos Açores.

Ainda durante o dia de hoje, para apoiar o fornecimento de bens de 1ª necessidade, chegou à ilha das Flores o navio patrulha “Setúbal”, com diversificados mantimentos que já começaram a ser desembarcados para colmatar as necessidades da população. Foram transportados pelo navio 10 toneladas de gás e 20 toneladas de diversos géneros de primeira necessidade, que serão distribuídos entre a ilha das Flores e o Corvo, para onde o navio seguirá ao final do dia.

Nas operações no Porto das Lajes das Flores, está em curso a transfega de óleo de um contentor arrojado à costa para jerricans e ISO contentores, assim como a reflutuação de um contentor submerso junto ao molhe da Marina, tendo sido retirado um contentor junto ao cais e prosseguido o trabalho de fixação de contentores arrojados na costa, como medida preventiva para garantir que estes não regressam novamente ao mar.

Prosseguem igualmente os trabalhos de remoção de destroços de um dos blocos de betão submersos, que foi submetido a uma ação de detonação, estando ainda em curso as operações para remover os restantes blocos.

A Equipa Hidrográfica de Intervenção Rápida está já a efetuar uma sondagem com sonar lateral no Porto das Poças e, simultaneamente, no mesmo local, a equipa de Fuzileiros está a recolher imagens com recurso a um veículo aéreo não tripulado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here