PSD quer esclarecimentos sobre abandono de projeto de abastecimento de Gás Natural Liquefeito da Praia da Vitória

0

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, exigiu hoje explicações ao Governo de António Costa “relativamente ao abandono do financiamento ao projeto de abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) a navios na Praia da Vitória, em favor do investimento na Ferrovia”, avançou, perante as afirmações da representante da Associação de Distribuidores de Propano Canalizado (ADPC), na Comissão de Finanças, de que “o Governo tinha desistido daquela iniciativa”, importando “que o Executivo se pronuncie nas devidas explicações sobre tal opção politica, esclarecendo o porquê desta desistência”, considerando o deputado que “que o Governo esteve a enganar os açorianos e os terceirenses”.

Também o PSD/Açores quer ser esclarecido sobre esta matéria, tendo solicitado a audição da Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas no parlamento, sobre o abandonado o projeto de abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) a navios, que foi um dos compromissos que “constava da declaração conjunta entre os governos dos Açores e da República”, assinada em abril de 2016.

“O Governo Regional tem feito propaganda de um projeto que, soubemos agora, o Governo da República abandonou há bastante tempo. O Governo Regional tem andado a iludir a população da ilha Terceira”, afirmou Mónica Seidi.

A deputada social-democrata, afirma que “este é mais um caso típico da atuação do PS em relação aos Açores: o Governo da República socialista finge que dá e o Governo Regional socialista finge que aceita”, motivo pelo qual o grupo parlamentar do PSD/Açores requereu a audição da Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas com “carácter de urgência”, de forma a “esclarecer toda a situação”.

Também o autarca da Praia da Vitoria, em declarações à Antena1, diz ter sido surpreendido com as declarações da presidente da Associação dos Distribuidores de Gás Propano Canalizado, durante uma audição da Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República, aguardando no entanto o esclarecimento sobre essa matéria, por parte do Executivo de António Costa, ou por parte do Governo Regional, interlocutor até agora no dossier, por via da Porto dos Açores, esclareceu Tibério Dinis.

À Antena1, também Miguel Costa,Presidente da Portos dos Açores, garantiu que os Açores não deixaram cair a iniciativa do abastecimento de Gás Natural Liquefeito na Praia da Vitória. “Independentemente da estratégia nacional no que diz respeito a energias alternativas, há uma estratégia Regional”, afirmou Miguel Costa.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here