Morreu Zuraida Soares, antiga dirigente do Bloco de Esquerda

0
168
Zuraida Soares - Professora e Deputada BE/Açores

Faleceu hoje, Zuraida Soares, aos 67 anos e vitima de doença prolongada, antiga coordenadora e primeira deputada do Bloco de Esquerda nos Açores, reconhecida como defensora dos direitos sociais, dos direitos das mulheres, da autonomia dos Açores, uma lutadora “por uma sociedade e por uma terra sem amos”.

Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, formou-se posteriormente em Ciências da Educação e pós-graduou-se em Filosofia Contemporânea e Filosofia Medieval.

Foi professora do ensino secundário durante 23 anos e docente na Universidade dos Açores. Coordenou o Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante/Cresaçor, antes de ser eleita deputada para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Foi eleita deputada regional pela primeira vez em 19 outubro 2008 e reeleita em 14 de outubro de 2012 e 16 de outubro de 2016.

Foi coordenadora do Bloco de Esquerda Açores, entre 2004 e 2014, membro da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, até à X Convenção Nacional, e da Comissão Política Nacional entre 2014 e 2016.

Deixou o Parlamento dos Açores em 20 de setembro de 2018, aplaudida de pé pelos seus pares.

“No Parlamento, todos e todas conhecemos a sua paixão pelo debate, a acutilância com que defendia as suas causas, a inteligência e o humor que colocava no debate parlamentar”, relembrou António Lima, coordenador regional do BE.

“Esteve sempre na defesa empenhada da terra que tornou sua, os Açores. Pugnou contra o conservadorismo, pela transparência da coisa pública, pelo desenvolvimento assente no conhecimento e sempre, mas sempre, pela cultura, como pilar de uma melhor sociedade”, destaca ainda o Bloco Açores.

Também o Presidente do Governo dos Açores manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento de Zuraida Soares, “uma Mulher destemida, uma Política combativa e uma Parlamentar aguerrida. Mas, para além de todas essas vertentes, não tenho qualquer dúvida em afirmar que Zuraida Soares foi uma Açoriana de corpo inteiro, que amou esta terra, que tinha uma ideia muito clara do que queria para a nossa Região e que assumia, sem peias, a defesa desse ideal. E isso, sobreleva em muito a circunstância de um local de nascimento”, sublinhou Vasco Cordeiro.

“Discordámos muito e, em alguns casos, muito vivamente, do percurso e do caminho. Se isso, porventura, nos separava, estou convicto que o objetivo de uns Açores cada vez melhores nos aproximava”, afirmou o Presidente do Governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here