Hospital de Ponta Delgada já tem cinco quartos de pressão negativa em funcionamento

0

A Secretária Regional da Saúde anunciou que já estão em funcionamento cinco quartos de pressão negativa no Serviço de Infeciologia do Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, que acolhem desde segunda-feira, 27 de abril, doentes de COVID-19.

Teresa Machado Luciano salientou que foi feito “um esforço adicional conjunto do Governo e do Conselho de Administração do Hospital para antecipar a entrada em funcionamento destas camas em São Miguel, previstas só para o final de maio”, tendo em vista reforçar a prevenção e a contenção da pandemia de COVID-19.

“Os restantes cinco quartos, num investimento total de cerca de 300 mil euros, deverão estar prontos a funcionar no final do mês de maio”, adiantou a Secretária Regional.

A titular da pasta da Saúde referiu ainda que, “contando com os 13 quartos do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, o número de quartos de pressão negativa em funcionamento na Região ascende agora a 18 e, no final de maio, depois da conclusão das obras em curso na ilha de São Miguel, passarão a 23”.

A Região dispõe ainda de 26 camas em Unidades de Cuidados Intensivos, designadamente 14 no Hospital do Divino Espírito Santo, oito no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e quatro no Hospital da Horta.

Os quartos de pressão negativa facilitam a prevenção da infeção em meio hospitalar, uma vez que, tendo uma pressão atmosférica mais baixa e estando dotados de equipamento de filtragem do ar, impedem a disseminação de vírus.

Cada quarto tem uma sala de apoio, onde os profissionais vestem e despem o equipamento de proteção individual.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here