Roteiro ‘Ciência Açores 20-30’ tem a partir de hoje plataforma online

0

O Governo dos Açores assinala o Dia Nacional dos Cientistas com o lançamento de uma plataforma na Internet dedicada ao Roteiro ‘Ciência Açores 20-30’, que arrancou no final de fevereiro.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou que o objetivo é “divulgar não só as reuniões que estão a decorrer no âmbito deste roteiro, mas também dar a conhecer os participantes e os resultados” obtidos.

O Roteiro ‘Ciência Açores 20-30’ é uma iniciativa da Direção Regional da Ciência e Tecnologia que tem como objetivo promover um debate alargado em torno dos fatores críticos do sistema científico açoriano e estabelecer uma plataforma de discussão sobre a agenda científica para a próxima década.

No âmbito deste roteiro têm vindo a ser realizadas reuniões com as entidades que integram o Sistema Científico e Tenológico dos Açores (SCTA).

Gui Menezes referiu que “inicialmente eram reuniões presenciais, mas, devido à pandemia de COVID-19, passaram a realizar-se online”.

Nestas reuniões, segundo o Secretário Regional, são abordadas temáticas de “particular interesse” para a agenda científica regional, com destaque para os desafios a enfrentar na próxima década, nomeadamente o percurso e a evolução da ciência nos Açores e na Europa, o impacto dos investimentos em ciência efetuados na Região e as perspetivas e opções a considerar na área científica para a próxima década, tendo em vista uma maior convergência dos Açores com a Europa, entre outras.

“As principais conclusões e as propostas resultantes dos debates promovidos vão integrar um documento final onde constarão algumas linhas orientadoras para a ciência nos Açores para a década 20-30”, adiantou Gui Menezes.

No âmbito do Roteiro ‘Ciência Açores 20-30’ foram realizadas cerca de uma dezena de reuniões, estando previstas reuniões com todas as entidades do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores até ao início de junho.

Valorizar o diálogo e a interação permanentes entre todos os atores e parceiros regionais relevantes nas áreas da Ciência e Investigação, bem como a sua participação ativa nos processos de decisão é um dos grandes objetivos da nova plataforma online.

Este sítio, disponível em https://forumciencia.azores.gov.pt/, viabiliza a recolha de contributos sobre novas perspetivas e abordagens a ter em consideração na definição de políticas públicas açorianas na área da ciência para a próxima década.

“O envolvimento não só dos investigadores e dos diversos atores em áreas como a Tecnologia e a Inovação, mas também de todos os cidadãos, é extremamente relevante neste processo de reflexão crítica”, afirmou Gui Menezes.

“Queremos ter um conjunto de linhas orientadoras bem definidas que possam sustentar as decisões políticas futuras”, disse o Secretário Regional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here