Conduta dos jovens é decisiva para prevenção da COVID-19, afirma Secretária Regional da Saúde

0

A Secretária Regional da Saúde salientou hoje, no lançamento do projeto #SafeNight, que “não podemos baixar a guarda”, frisando que “a conduta dos mais jovens será decisiva” na estratégia de prevenção e contenção da pandemia de COVID-19.

Teresa Machado Luciano, em declarações à margem da apresentação do projeto, em Ponta Delgada, afirmou que o projeto de intervenção #SafeNight é “essencial para sensibilizar os jovens” para os comportamentos de proteção que devem ser salvaguardados nas saídas à noite, potenciando as medidas implementadas na Região para prevenção e contenção da pandemia de COVID-19.

“A prevenção é uma área muito importante para o Governo dos Açores”, sublinhou a titular da pasta da Saúde, tendo a Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel respondido com prontidão ao desafio lançado pela Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, mobilizando a sua Equipa de Saúde Escolar e outros profissionais.

“Os jovens devem sair, porque a diversão também é importante, mas em segurança”, frisou a governante, adiantando que a campanha irá decorrer em esplanadas e nos espaços públicos mais frequentados por jovens, ao ar livre, em seis fins de semana, entre 1 de agosto e 4 de setembro.

Teresa Machado Luciano lembrou ainda a necessidade de reforçar as medidas de prevenção da COVID-19, salientando que, além do distanciamento físico, da utilização da máscara, da lavagem das mãos e da etiqueta respiratória, “agora, mais do que nunca, os jovens devem evitar partilha de copos e outros objetos”.

Entre as atividades previstas no âmbito da iniciativa #SafeNight, estão o Teatro Fórum, no qual médicos internos de Medicina Geral e Familiar irão encenar e promover o debate sobre a conduta a adotar pelos jovens nas saídas à noite, e ‘flasmobs’ desenvolvidos em parceria com um grupo de dança.

A Secretária Regional sublinhou que esta campanha se enquadra no modelo de promoção da saúde adotado pelo Governo dos Açores, preconizando uma abordagem adequada “aos diferentes ciclos e contextos de vida das pessoas”, procurando dotá-las dos “conhecimentos e competências necessárias para a proteção da sua saúde e da saúde da comunidade”.

O projeto #SafeNight foi elaborado pela Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel e pela ARRISCA – Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores, sob coordenação da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here