Chuva provoca inundações em casas na ilha açoriana de São Miguel

0
A chuva forte provocou na noite passada e de madrugada inundações em várias habitações nos concelhos de Vila Franca do Campo, Povoação e Ponta Delgada (São Miguel), mas “sem necessidade de realojar pessoas”, disse hoje fonte da Proteção Civil.

De acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, no concelho de Vila Franca do Campo “duas ribeiras transbordaram e uma delas acabou por provocar uma inundação numa habitação”, tendo “arrastado também detritos para uma via” de circulação.

A chuva forte acompanhada de trovoada originou “uma inundação de uma habitação nas Furnas”, na Povoação, concelho onde outras “duas moradias ficaram também inundadas devido a esgotos entupidos”, segundo a Proteção Civil açoriana.

Já no concelho de Ponta Delgada, “uma via ficou parcialmente inundada, assim como duas habitações”.

“Não houve necessidade de proceder a realojamentos e as inundações nas habitações provocaram danos de pequena dimensão”, adiantou à agência Lusa a mesma fonte.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo até às 12:00 locais de hoje (13:00 em Lisboa) as ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa, Faial)

Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), vai vigorar alerta laranja até às 12:00 de hoje, passando a aviso amarelo até às 18:00, devido às previsões de chuva por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here