Arranca este mês o Save The Waves Film Fest Azores Tour

Foto: Isidro Vieira

Arranca no próximo dia 17 de Setembro o 1° Save The Waves Film Fest Azores Tour, que irá percorrer 5 ilhas do Arquipélago até dia 1 de Outubro e cujo programa inclui uma seleção criteriosa de filmes de surf, numa vertente prioritariamente ambiental, bem como outras atividades que visam a participação das comunidades locais nas ilhas por onde o festival vai passar – São Miguel, Terceira, Pico, Faial e São Jorge.

Entre outras atividades, destaque para as sessões de Literacia Oceânica com as escolas e workshops, para debater temas que são estratégicos na preservação dos ecossistemas de surf e conservação dos ambientes marinhos.

Este evento é promovido pela Save The Waves Coalition, uma organização sem fins lucrativos, que tem a sua base em Santa Cruz, na Califórnia, e que conta com a VisitAzores como Main Partner.

A Save The Waves Coalition (STW) tem como missão proteger os ecossistemas de surf em todo o globo. O objetivo é a proteção de 1000 ondas em todo o mundo até 2030. Um dos programas mais conhecidos do público português, é a designação das Reservas Mundiais de Surf pela Save The Waves, um título adquirido em Portugal na Ericeira há já 10 anos. Este programa foi co-fundado por João Macedo, que vai estar no Tour juntamente com a equipa técnica do STW a apresentar publicamente o novo programa “SPAN – Surf Protected Area Network”.

João Macedo, surfista português de ondas grandes refere “as Áreas Marinhas Protegidas e as Redes de Áreas Protegidas de Surf (Surf Protected Areas Network – SPAN) são ferramentas científicas  inovadoras e críticas para a conservação das ondas e dos oceanos; o Save The Waves Film Festival é uma celebração mundial da tribo”, considera, concluindo que nos Açores, “pretendemos combinar estes dois conceitos: ciência e celebração da Natureza, de forma a criar um evento e um programa nas ilhas com filmes de surf inspiradores, de modo a inspirar as comunidades de surfistas, de pescadores e todos amantes da Natureza na conservação das suas imaculadas áreas costeiras de forma sustentável”.

“Na Save The Waves estamos muito entusiasmados por trazer o Festival de Cinema aos Açores e celebrar a costa incrivelmente única do arquipélago açoriano.  O nosso trabalho de proteção dos surf breaks em todo o mundo é liderado por surfistas e comunidades locais e mal podemos esperar para aprender como podemos apoiar o trabalho em curso, para assegurar a conservação a longo prazo dos ecossistemas do surf nos Açores”, afirmou ainda Nik Strong-Cvetich, Chief Executive Office da Save The Waves Coalition, sobre a iniciativa que conta com apoio da Associação de Turismo dos Açores (ATA), que consolida a importância deste evento para a região.

“Foi com grande satisfação que apoiamos este evento de referência internacional, em 5 das nossas 9 ilhas, que cruza o melhor do surf e do cinema da especialidade com temas tão importantes como a sustentabilidade e literacia oceânica, reforçando assim o posicionamento do arquipélago enquanto destino sustentável e com condições únicas para a prática de surf, em todas as ilhas”,  referiu Luis Capdeviile Botelho, CEO da ATA.

A equipa organizadora do evento tem em mãos a realização de um filme que irá ser produzido durante o festival e procurará trazer o foco às vozes das comunidades locais, dando ênfase ao trabalho de conservação dos ecossistemas de surf, e que irá incluir imagens de todas as ilhas.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here