Arrancou hoje a última etapa da 25ª Atlantis Cup

Está a chegar ao fim a 25ª Atlantis Cup. A última perna da Regata da Autonomia arrancou hoje da baía de Angra do Heroísmo. O destino da frota é agora a cidade da Horta, na ilha do Faial.

Após o sinal de largada, às 13 horas, o primeiro barco a rondar a baliza de desmarque foi o Matrix II, de António Duarte, seguido do Xcape de Luís Quintino. O terceiro foi Harfang two, de Nuno Alexandre.

Nesta fase, as atenções estão sobretudo viradas para dois dos veleiros mais competitivos da regata: o Xcape e o Açor, que disputam o primeiro lugar da classe ORC 1. O Açor, de João Leal, conseguiu o melhor tempo na etapa inicial entre Santa Maria e São Miguel e o Xcape foi o vencedor da segunda perna entre São Miguel e Terceira. Esta última prova, com 75 milhas, é por isso decisiva.

A etapa entre Angra do Heroísmo e Horta é considerada a mais tática desta regata oceânica. Para chegar ao Faial, os velejadores têm três opções: o canal Pico-São Jorge, o sul do Pico ou o norte de São Jorge.

As previsões apontam para vento a rondar os 10 nós nas próximas horas. O primeiro barco poderá chegar à Horta ainda esta noite.

A linha de chegada encerra dia 5 de Agosto, à 1 da manhã.

 

 

Texto: Fúlvia Almeida – Mar de Histórias

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here