“Se o CDS/PP for governo a partir de outubro, vamos pagar as propinas aos estudantes que têm dificuldades económicas”, assegurou Artur Lima, em declarações aos jornalistas no final de um encontro com a Associação Académica da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada.
Artur Lima frisou que a academia açoriana, que tem cerca de 4.000 alunos dispersos pelas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial, deve ter cerca de 500 mil euros de propinas em atraso, valor que considerou ser “pouco significativo” se for pago pelo executivo regional “face ao benefício que acarretará”.
“Julgo que o governo deve ser solidário nesta matéria”, afirmou, alegando que em causa está ajudar as famílias com comprovada dificuldade financeira e a única instituição de ensino superior existente no arquipélago dos Açores.
Para Artur Lima, que também é presidente do CDS/PP nos Açores, nenhum estudante pode deixar de concluir um curso superior por não poder pagar as propinas.
Nesse sentido, considerou que este investimento é “irrisório” para o Governo Regional, mas “muito importante para o futuro dos Açores”.
Artur Lima manifestou ainda a intenção de definir “de uma vez por todas” que a tarifa de estudante seja igual à tarifa promocional mais baixa em vigor nas viagens entre as ilhas do arquipélago e para o continente, que estimou em 89 euros.
“Esta tarifa daria direito à mesma franquia de bagagem e possibilidade de reserva de lugar”, acrescentou.
Lusa