Assembleia Legislativa protesta contra termos de comunicado do Conselho de Redação da RTP/Açores

A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou hoje, por maioria, um voto de protesto contra a adjetivação utilizada num comunicado do Conselho de Redação da RTP/Açores sobre um diferendo com o deputado regional Artur Lima, do CDS-PP.

“A Assembleia Legislativa dos Açores protesta veementemente contra os adjetivos utilizados no Comunicado do Conselho de Redação da RTP/Açores, que são ofensivos da dignidade desta Assembleia e dos deputados regionais”, refere o documento, aprovado com os votos favoráveis do PS, PSD, CDS-PP e PPM, o voto contra do BE e a abstenção do PCP.

O caso começou a 11 de maio, quando Artur Lima apelou, numa intervenção em plenário, aos profissionais da RTP/Açores para que “não estejam ao serviço de ninguém, nem de nenhum partido”.

Na resposta, a 18 de maio, o Conselho de Redação da RTP/Açores emitiu um comunicado em que utiliza expressões como “calúnia de forma vil e malévola”, “rasteira acusação” ou “intenção malévola”.

“A ação do Conselho de Redação configurou um insulto à atividade desta Assembleia e dos seus deputados, esquecendo-se que o parlamento é o fórum de democracia, local por excelência de liberdade de expressão e de opinião”, refere o documento aprovado pelo parlamento.

Berto Messias, líder parlamentar do PS, admitiu que os termos utilizados pelo Conselho de Redação “não foram felizes”, enquanto Duarte Freitas, líder parlamentar do PSD, considerou que “os deputados não podem ser adjetivados como foram”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here