Associação Ilhas em Movimento: Põe-te a milhas com as pastilhas – Campanha no âmbito da prevenção da toxicodependência

pastilhasTendo em conta o grave problema de toxicodependência existente nas nossas ilhas, entende a Associação “Ilhas em Movimento” ser importante reforçar toda uma estratégia no campo da prevenção. Assim, a Associação “Ilhas em Movimento” em parceria com o Instituto de Biologia Molecular e Celular do Porto, vão levar a efeito entre os próximos dia 10 e 12 de Março, nas escolas secundárias Antero de Quental, Domingos Rebelo e Laranjeiras, uma campanha no âmbito de prevenção da toxicodependência denominada “Põe-te a Milhas das pastilhas”. 

 

      O Instituto de Biologia Molecular e Celular do Porto desenvolveu um projecto de intervenção no meio escolar visando a prevenção, e que incide sobre a neurotoxidade da ecstasy no cérebro humano e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o qual já abrangeu um universo de cerca de 5000 alunos. A presente acção baseia-se no conhecimento científico e não visa a componente de moralização dos jovens. 

 

     A escolha deste nível escolar baseia-se num estudo epidemiológico que demonstram elevados índices de consumos de ecstasy na adolescência, associados a um amplo desconhecimento dos danos a curto e longo prazo. Dotar os jovens de instrumentos ao nível do conhecimento das implicações físico-psicológicas no organismo humano é um assunto de primordial estratégia preventiva de saúde pública. 

 

     A presente iniciativa que se pretende que seja estendida a todos os concelhos da Ilha possui o alto patrocínio da Direcção Regional de Juventude e da Câmara Municipal de Ponta Delgada. 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here