Associação pede ajuda a políticos para kits escolares

livrosOs titulares de órgãos públicos nos Açores foram convidados a patrocinar a compra de kits escolares destinados a crianças desfavorecidas que frequentam o Ensino Básico na Região.

A iniciativa partiu da Associação Ilhas em Movimento, que enviou uma carta a todos os deputados, directores regionais, assessores do Governo Regional, presidentes e vereadores das câmaras municipais a pedir uma contribuição de 25 euros para a aquisição daqueles kits, que incluem uma mochila, estojo, canetas e cadernos para serem distribuídos em todas as ilhas do arquipélago. A ideia de oferecer um kit escolar a miúdos desfavorecidos tem como objectivo que, “no próximo ano lectivo, nenhuma criança se apresente na escola sem material”, sobretudo num momento de maiores dificuldades financeiras e sociais.

 

A forma encontrada para a associação financiar a compra dos kits foi solicitar “o apoio individual à classe política açoriana”, tendo remetido cerca de 400 cartas a pessoas com cargos no Governo, na Assembleia Legislativa Regional e Câmaras Municipais. Ricardo Pacheco, presidente da associação, revela que “os políticos mostraram um grande interesse em colaborar com este projecto para contribuir para um futuro melhor das crianças desfavorecidas”. 

No futuro, a Associação Ilhas em Movimento pretende alargar a campanha a outros domínios, atendendo a que as empresas estão com menos capacidade financeira para apoiarem causas sociais. “É normal pedir apoio às empresas, mas, numa altura de crise como esta, as empresas atravessam muitas dificuldades e pensamos que os políticos e classes privilegiadas como os médicos, advogados, arquitectos, engenheiros e juízes podem ajudar a comunidade num momento de crise.

Estas classes, seguramente, são aquelas que menos sofrem com a crise financeira”, referiu o responsável deste projecto. A associação pretende entregar entre 500 a 1000 kits no início do próximo ano lectivo a crianças de todas as ilhas, apesar de admitir que “seriam necessários mais kits para cobrir todas as ilhas, porque existe muita pobreza envergonhada.

O nosso objectivo será entregar o número máximo de kits possíveis, sendo que cada kit para uma criança será uma vitória”, destaca o promotor da iniciativa. Ricardo Pacheco explica que outras pessoas podem participar na iniciativa e promete fazer um agradecimento público às pessoas que se mostrarem cooperantes.

 

 

 

Luís Pedro Silva (in AOriental)

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here