A vigésima quarta edição da Atlantis Cup/Regata da Autonomia já cumpre a primeira etapa da prova.Dos nove veleiros inscritos, partiram com destino a Santa Maria sete embarcações divididos por duas classes.
Na classe orc são cinco os veleiros em competição naquela que promete ser uma luta renhida entre os candidatos ao triunfo final. O Xcape de Luis Quintino que defende o titulo conquistado no ano passado, o Rift de Carlos Moniz, o Avé Maria do terceirense Jorge Silva, o Mariazinha de Manuel Nunes e de Lisboa o Matrix II de António Duarte que estreia o Grand Soleil de 40 pés na regata da autonomia.
Na classe cruzeiro partiram para a primeira etapa dois dos quatro inscritos, o Ilha da Ventura de Carlos Garcia e o Soraya de Frederico Rodrigues, já que as outras duas embarcações que fazem parte desta classe apena farão a ultima perna.
As previsões meteorológicas ofereciam pouco vento já que para a largada estavam previstos 5 a 6 nós de este mas o anemómetro não registava mais de um nó e meio o que proporcionou um bom espetaculo a quem assitiu à largada.
Pela frente as sete embarcações têm 57 milhas até à chegada a santa maria.
Para António Oliveira do Clube Naval da Horta, entidade organizadora da Atlantis Cup/Regata da Autonomia apesar do pouco numero de participantes as expetativas estão elevadas.
A organização prevê que as primeiras embarcações deverão chegar a Vila do Porto durante a madrugada desta 2ª feira.
CNH